Não resta dúvida que o Rock in Rio, que entra entra na reta final, é um grande case quando o assunto é patrocínio e ativações de marca. Em 2011, o festival conta setenta e duas empresas que aliam-se ao evento para visiblidade na mídia mas, sobretudo, divulgação e contato direto com o público, tendo como cenário o maior evento de música mundial. O número de empresas é maior do que o de shows que serão realizados durante todo o evento.
Promoview mostra o que não passa na TV e traz um pouco das ações de marketing promocional realizadas até aqui..
Acompanhe a movimentação na Cidade do Rock pelo G1
Em 2011, o festival conta com um time de peso que inclui o Itaú como patrocinador master, além de Heineken, Coca-Cola, Trident, Volkswagen e Claro. Aproveitando a plataforma de comunicação criada a partir do evento, marcas como Leader, Taco, Domino’s, Spoleto e TAM Viagens também participam do evento realizando ações promocionais na Cidade do Rock.
Em comum, todas as empresas têm um objetivo: se aproximar e promover relacionamento com um público jovem e ávido por dialogar e interagir. As ações de marketing promocional são inúmeras e somam, desde o lançamento de produtos licenciados, até promoções que, mais do que distribuir ingressos, oferecem um pacote completo de experiências, com direito a transporte, hospedagem e ida ao backstage dos artistas.
O investimento das marcas no festival não é à toa. Criado pelo publicitário Roberto Medina, em 1985, o Rock in Rio já nascia com o propósito de oferecer uma oportunidade de promoção e comunicação para as marcas. Mas, o próprio festival trabalha para ampliar sua presença no cenário de entretenimento mundial, proporcionando tambem experiência com a própria marca.
O casal gaúcho Raquel Lettres, de 28 anos de idade, e Gabriel Gemello, de 31 é um destes casos. Dispostos, junto com seus padrinhos, a não perder o show de Red Hot Chili Pepers, entraram em contato com o festival e realizaram a cerimônia de casamento dentro da Cidade do Rock.
“O Rock in Rio é um projeto de comunicação de um ano que termina com o maior festival de música. A marca Rock in Rio é um colchão para que todas as outras marcas possam falar e aproveitar o conteúdo. Criamos uma plataforma para permitir que os patrocinadores falem da gente”, explica Rodolfo Medina, vice-presidente do Rock in Rio e diretor da Artplan, empresa por trás do festival.
De olho neste potencial, as empresas não perderam a oportunidade de surpreender o público. A Volkswagen, por exemplo, lançou o Fox Rock in Rio, com um acabamento inspirado no festival, para ligar a montadora aos fãs de música.
O patrocinador master Itaú se juntou ao Rock in Rio para disponibilizar vantagens aos clientes. O Banco foi o responsável pela venda de ingressos em edição limitada para usuários dos cartões de crédito Personnalité, Itaú Uniclass Platinum e Itaucard Platinum, Itaucard Mastercard Black ou Itaucard Visa Infinite. Os clientes também tiveram 15% de desconto na compra das entradas e puderam parcelar o valor em até seis vezes sem juros.
Já a Coca-Cola aproveitou a dobradinha “jovens e música” para promover sua presença no Rock in Rio. Entre as muitas ações promocionais da marca com foco no Rock in Rio, está a iniciativa que selecionou consumidores de 13 a 25 anos de idade que gravaram as melhores performances em vídeo para participarem do comercial da marca sobre o festival. Destes, um grupo vai cobrir com fotos pelas redes sociais os principais acontecimentos na Cidade do Rock.
A empresa promove ainda o energético Burn no Rock in Rio e, para isso, vem realizando ações em 13 cidades brasileiras com músicos e DJs que estarão presentes no festival. Outra ação promocional da Coca-Cola é a distribuição de copos temáticos para os consumidores que juntarem três tampinhas metálicas ou três anéis de lata participantes, mais R$ 3,00.
A Heineken, por sua vez, quer superar as expectativas do público em relação ao evento. A cervejaria criou a promoção “Heineken Rocks in Rio” que levará os cinco sorteados ao show do Coldplay, com direito a hospedagem, transporte, acesso à área vip com open bar e visita ao camarim da banda. No evento, montou uma megaestrutura de tiroleza, que tem levado os fãs a voarem sobre a plateia dos shows.
“Hoje, a Heineken é a marca de cerveja mais internacional no mercado, presente em 172 países. Isso é algo muito valioso para o nosso consumidor, que está sempre conectado com o que acontece no mundo. A música internacional tem muito a ver com essas pessoas e nos ajuda a reforçar nossa presença mundial”, conta Herbert Gris, gerente de Marketing da Heineken.
Com foco no público frequentador de festas, a Trident também marca presença no Rock in Rio e, assim como a Heineken, sorteou pacotes de viagens para o evento, além de mil ingressos. A marca lançou ainda um sabor exclusivo para o evento, o Rock Mint e, ao lado da Claro e do Itaú, entrou no seleto grupo de patrocinadores da noite extra do festival.
“Acreditamos tanto no projeto que exatamente por isso participamos do pool de empresas e estamos oferecendo esses shows a mais. Com a velocidade com que os ingressos acabaram, não poderíamos deixar os consumidores na mão”, acredita Vinícius Germano, gerente de Marketing de Gomas da Kraft Foods Brasil.
Outra patrocinadora do dia extra, a Claro criou o site “É Claro que eu vou” para reunir todas as ações promocionais desenvolvidas para o Rock in Rio. A marca aproveitou o evento para se relacionar com os clientes, sorteando ingressos e conta com um hotel dentro da cidade do Rock .
Outras marcas em ação no Rock in Rio
A Leader criou uma coleção de roupas com a marca Rock in Rio e montou corners para a exposição dos produtos em dez pontos de venda da marca no Rio de Janeiro. A empresa também oferece 10% de desconto na linha para os consumidores que comprarem mais de dois produtos Leader/RiR e sorteou pares de ingressos entre 09/05 e 05/08. Durante o festival, a empresa terá uma flagship com produtos e promoverá ações de relacionamento;
A Taco também lançou peças exclusivas com foco no evento e assina a coleção como “Jeans Oficial do Rock in Rio”. O projeto inclui jeans, bermudas e t-shirts temáticas. Outro destaque é o espaço de 260m² de música e entretenimento na Cidade do Rock, chamado de “Taco Animatronics”, com seis ambientes diferentes com equipamentos sonoros, visuais e de animação. No local, também há uma loja com produtos Taco, onde está à venda toda a coleção Rock in Rio;
A Domino’s Pizza terá dois pontos de venda durante o evento, um na Rock Street e outro no Village, onde serão servidas pizzas brotinho de pepperoni, mussarela e calabresa. O projeto da loja é assinado pela Packaging Brands e contou com um investimento de R$ 500 mil. A expectativa é que sejam vendidas mais de 50 mil unidades dos produtos nos sete dias de festival;
A Mariner, marca do Grupo Technos voltada para o público jovem, lançou a linha Mariner Rock in Rio 2011 e apresenta um kit de relógio digital com sete pulseiras: cinco com estampas temáticas e outras duas que brilham no escuro;
A TAM Viagens é a operadora de turismo oficial do Rock in Rio 2011 e criou roteiros com ingressos para todos os dias de shows. No hotsite, os internautas puderam conhecer as opções de pacotes para quatro tipos diferentes de consumidores: Rockstar, Classic, On the Road e Hardcore. A empresa também ofereceu opções para clientes que moram fora do Brasil;
A SKY disponibilizou sinal para que duas comunidades pacificadas da Zona Oeste do Rio de Janeiro possam assistir aos shows ao vivo. Os moradores da Cidade de Deus e do Batan poderão ver as apresentações durante os dias de evento em um telão montado em cada um dos locais;
Quem for ao Rock in Rio poderá se alimentar de forma saudável com a loja montada pela Hortifruti. O espaço estará localizado na Rock Street e comercializará produtos como sucos naturais, saladas de frutas e frutas frescas;
O Spoleto criou a coleção “Arte e Rock”, com oito modelos de pratos que poderão ser adquiridos pelos consumidores até outubro. Quem comprar uma refeição e uma bebida e pagar mais R$ 5,90 leva um dos pratos.
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