A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de realizar ações promocionais e de comercialização do Brasil como destino turístico no mercado internacional, vinculado, nesse caso, à divulgação dos cafés especiais do País.
Segundo as partes, o acordo viabilizará, no Exterior, a realização de ações conjuntas voltadas ao apoio comercial e promocional dos produtos, serviços e destinos turísticos nacionais, além da exposição de um ícone brasileiro no mercado externo, o café, agregando valores à promoção da imagem do País e, principalmente, promovendo a oportunidade da ampliação dos negócios para o segmento dos grãos especiais.
“A Embratur e a BSCA tem em seu foco a promoção das maravilhas brasileiras, e este acordo, de exposição de nossas riquezas, possibilita a compreensão das peculiaridades do País e desperta o interesse em nossas diversidades, aproximando o consumidor e estimulando o desejo de visita ao Brasil, seja a lazer, fortalecendo o País como destino turístico, seja a negócios, intensificando a abertura de novas relações comerciais nos mais diversos setores da economia”, explica o presidente da Associação, Luiz Paulo Dias Pereira Filho.
Dentro das ações da Agenda de Promoção da Embratur no Exterior, está a participação em feiras internacionais de turismo, que são um instrumento amplo para a divulgação dos produtos brasileiros, como os Cafés do Brasil, e de destinos turísticos nacionais junto ao público final, imprensa e profissionais da cadeia produtiva do turismo.
Para apoiar as ações de promoção e comercialização dos cafés, destinos turísticos e outros ícones culturais brasileiros no Exterior, será proposta a utilização de estratégias diferenciadas e inovadoras de divulgação do País no estande do Brasil estruturado pela Embratur.
A BSCA fica responsável, nesse espaço, pela realização de sessões de degustação dos cafés especiais brasileiros ao longo dos eventos. Além disso, a Associação manterá sua estratégia de apresentar e promover os cafés brasileiros por intermédio da distribuição de materiais informativos e brindes promocionais.