Ontem falei de Mestres e de meu carinho por eles. Eu mesmo nada seria se não tivesse aprendido com tantos mestres que tive pelo caminho.
Lembro, ainda que de forma meio nebulosa, de Dona Sueli, professora querida do antigo primário, do Dornelas no Segundo Grau, da Guida Neda Barata Parreiras Horta, minha professora de Grego e de como me fez gostar da Ilíada e Odisséia em verso, meu Deus… do Professor Evanildo Bechara, da minha mãe, professora, que me levava, ainda criança para trabalhar por não ter com quem deixar.
Acho que foi por isso, por ter feito da sala de aula mundo especial de brincadeiras, enquanto os turnos mudavam, aos 5 anos de idade e por ter sempre tido a presença de professores ao meu lado até os 12 anos que ser professor foi mais que uma opção, foi um caminho lógico de continuidade.
Dando aulas, tive como professores meus próprios alunos. Pois é, aprendi muito com eles e com outros colegas como o Chico, Professor Francisco do Amaro Cavalcanti, grande Mestre.
Aprendi, e aprendo, ainda hoje. Porque tudo que sei de Marketing Promocional aprendi com mestres como De Simoni, Júlio Feijó, Guilherme de Almeida Prado, José Gaspar Brandão, Alexis Pagliarini e minha eterna mestra Márcia Woolf.
Mas tenho que fazer uma homenagem especial a uma mestra queridíssima: Elza Tsumori. Desde o primeiro momento que a conheci, simpatizei e admirei aquela figura terna, mas firme, profissional sem igual que já conhecia de textos lidos.
Elza recém assumiu, com méritos de sobra, uma cadeira na Academia Brasileira de Eventos e me deixou honrado com isso. Me senti homenageado com a assunção dela, porque é como se Ampro estive lá, na cadeira, com sua marca, junto dela.
Elza, esse meu texto é uma homenagem e uma reverência a você e ao Marketing Promocional, uma espécie de “Ao mestre com carinho”, sem canção, mas na Língua que pessoas como você e toda galera que citei acima me ensinaram a falar melhor.