Sessenta anos depois de sua primeira edição, o Miss Universo finalmente chegou às terras tupiniquins, terceira nação sul-americana a sediar o concurso. A escolha para a cidade sede do evento – que foi realizado na noite de ontem (12/09), no Credicard Hall, em São Paulo – se deu após acirrada disputa entre 18 países, na qual o Brasil superou fortes concorrentes como África do Sul e EUA.
Apesar de hoje a organização do concurso demonstrar grande diversidade de suas sedes, o Miss Universo nem sempre foi assim. Até 1971, quando ocorreu a 20ª edição, a disputa não deixou sequer uma vez o território norte-americano. Foram oito edições consecutivas realizadas em Long Beach, Califórnia, e 12 em Miami Beach, Flórida.
Logística do Evento
A Agência Tudo, do Grupo ABC, foi a responsável pela produção do Miss Universo, comandado pela Band e pela Enter-Entertainment Experience.
Ao todo, 100 profissionais da Tudo estiveram envolvidos no projeto, a maior parte da produção, além dos profissionais de criação, atendimento e planejamento. Apenas como estrutura de suporte, foram alocados 17 mil metros quadrados de escritórios e salas de apoios, espalhados pelo Credicard Hall, Hilton Hotel e Agência Tudo.
Cerca de 56 containers foram instalados no estacionamento do Credicard Hall para abrigar todos os equipamentos e materiais necessários para o evento. Também foram contratadas 2.064 horas de geradores e 3.565 diárias de rádio de comunicação para toda a equipe.
Os números de logística para atender às 89 misses, seus acompanhantes, 20 juízes de diversas nacionalidades e a equipe de produção internacional, formada por aproximadamente 300 profissionais, também impressionam.
Foram emitidas mais de 500 passagens aéreas originárias de diversos países ao longo das últimas semanas. Somente o grupo de 136 pessoas, formado pelas misses e seus acompanhantes, utilizou 5.400 diárias de cinco grandes hotéis de São Paulo, e consumiu quatro mil refeições.
Para atender à intensa agenda de 40 compromissos e viagens que precederam o esperado dia da coroação, as misses contaram com uma frota de três ônibus, três carros de escolta, 275 diárias de vans, dez carros executivos e 86 diárias de motoristas bilíngues. Uma equipe formada por 15 cabeleireiros e 15 maquiadores trabalhou com dedicação exclusiva para que as candidatas estivessem sempre com a beleza irretocável.