Experiência de Marca

ArtRio pretende revolucionar o mercado das artes no RJ

<p style="text-align: justify;">Anunciada inicialmente como uma grande feira de negócios com foco em artes plásticas, a ArtRio – Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro - cresceu, ganhou novos sócios e está sendo aguardada como o maior evento do setor de artes no Brasil.

Anunciada inicialmente como uma grande feira de negócios com foco em artes plásticas, a ArtRio – Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro – cresceu, ganhou novos sócios e está sendo aguardada como o maior evento do setor de artes no Brasil. Os empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho acabaram de se associar às idealizadoras do evento, Brenda Valansi Osorio e Elisangela Valadares, para, juntos, tornarem a ArtRio não só uma feira, mas uma marca que se manterá viva ao longo do ano com diversas ações programadas na cidade.

Intervenções urbanas, visitas guiadas, oficinas e a construção de um portal online permanente de arte contemporânea estão na programação da ArtRio, que já entrou para o calendário oficial da cidade, com edições anuais no Rio de Janeiro. “O portal tem como objetivo manter a ArtRio funcionando o ano todo com entrevistas e notícias, além da cobertura online da feira”, reforça Calainho.

A ArtRio será realizada de 08 a 11 de setembro, ocupando dois pavilhões do Píer Mauá com a presença de aproximadamente 80 galerias – sendo 50% estrangeiras. Renomados espaços internacionais, como Tristian Koenig (Austrália), Mario Sequeira (Portugal), Crone (Alemanha), Bendana-Pinel (França) e Magnan Metz (Estados Unidos) são alguns dos nomes confirmados.

Entre as galerias brasileiras participarão A Gentil Carioca (RJ), Silvia Cintra + Box 4 (RJ); Anita Schwartz (RJ), Progetti(RJ), Tempo (RJ), Lurixs (RJ), Pinakotheke (RJ), Vermelho (SP), Mendes Wood (SP), Marília Razuk (SP), Oscar Cruz (SP), Quadrum (BH), Celma Albuquerque (BH), Amparo 60 (PE) e Referência Galeria de Arte (DF).

“Queremos inserir o Rio de Janeiro no mercado de arte internacional e desenvolver um intercâmbio cultural. As pessoas terão a oportunidade de conferir obras de Picasso, Volpi, John Baldessari, Lygia Clark, Helio Oiticica, Thomas Broomé, Nuno Ramos, Waltercio Caldas e Carlos Vergara, entre muitos outros artistas consagrados”, adiantam Elisangela e Brenda.

A ArtRio tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Oi. O projeto ArtRio tem incentivo cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Lei Rouanet. Conta com apoio das empresas Clear Channel, Proview, High End, Metrô Rio, Fotosfera, Aria Capital Partners, TV Globo, revista Veja Rio e rádio SulAmérica Paradiso.

Data: 07 de setembro de 2011 – restrito a convidados.
08 a 11 de setembro de 2011 – aberto ao público.

Local: Píer Mauá (Armazéns 2 e 3) – Av Rodrigues Alves 10 – RJ

Horário de visitação: do meio-dia às 20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (para estudantes, mediante apresentação de carteira, e para maiores de 60 anos).