Experiência de Marca

Turismo brasileiro cresce 45% no México

O Conselho de Promoção Turística do México aposta na diversificação da oferta para atrair o mercado brasileiro. "Além de nossos atrativos de sol e praia, também vamos difundir com mais intensidade nossos equipamentos turísticos culturais e arqueológicos.

O Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) aposta na diversificação da oferta para atrair o mercado brasileiro. “Além de nossos atrativos de sol e praia, também vamos difundir com mais intensidade nossos equipamentos turísticos culturais e arqueológicos. Dessa forma, conseguimos ainda aumentar a permanência e os gastos dos visitantes brasileiros”, afirmou Diana Pomar, diretora do CPTM no Brasil.

A executiva comandou na última terça-feira (25/08), em São Paulo, um workshop para agentes de viagens paulistas. Cerca de 150 profissionais participaram e se atualizaram sobre os produtos e serviços de 25 representantes da hotelaria e operadoras mexicanas. A mesma ação foi realizada dia 24/08 no Rio de Janeiro.

Francisco Méndez do CPTM, cônsul José Gerardo Hernandez, Diana Pomar do CPTM e José Roberto Pereira da TAM.

Este ano, o CPTM também inicia uma série de iniciativas para celebrar a descoberta da cultura maia. “Para o Brasil planejamos realizar um evento com palestrantes especializados no assunto. A atividade acontecerá na capital paulista”, antecipou Diana. A entidade reforçará o programa de capacitação on-line direcionada aos agentes de viagens.

Pelo site, esses profissionais têm acesso ao material promocional dos principais destinos mexicanos e participam de módulos de treinamento que duram em média 30 minutos. “O agente faz uma espécie de prova e ganha um certificado de especialista em México”, destacou Francisco Méndez, gerente do Conselho no Brasil.

Entre janeiro e junho deste ano, o México registrou um crescimento de 45,6% em turistas brasileiros, o que corresponde a um total de 79.693 visitantes. Cerca de 60% dos passageiros que viajam ao México são motivados por atividades de lazer e 40% por congressos e eventos corporativos.

“Esse resultado é reflexo das facilidades migratórias. O turista brasileiro que já tiver o visto norte-americano não precisa mais do visto mexicano. Além disso, passamos a oferecer um sistema eletrônico de emissão de vistos. Essa medida contribui para nosso atendimento em cidades fora do eixo Rio-São Paulo”, justificou a diretora.

O processo leva em torno de cinco minutos. Esse visto eletrônico tem vigência de 30 dias no Brasil e 180 dias em território mexicano. As empresas aéreas Aeromexico, Copa, LAN, Taca e TAM estão integradas ao sistema.

O workshop contou ainda com a presença de 30 agentes de viagens de Manaus (AM), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Eles foram convidados pela TAM. A companhia aérea inicia em 30/10, voo diário ligando São Paulo a Cidade do México.

“Era uma desejo antigo da TAM implantar essa rota, mas precisávamos aguardar a disponibilidade de aeronave e dependíamos de acordos bilaterais e autorizações governamentais”, disse José Roberto Pereira, gerente de Vendas Internacionais da companhia aérea, mencionando que a rota foi incluída no sistema de vendas há dez dias. O voo é realizado em aeronave A330, com 36 assentos na classe executiva e 183 na econômica. Com esse voo, também ampliamos nossa conectividade na costa oeste americana”, completou.