Experiência de Marca

Alunos do Projeto Pescar ganharão padrinhos

Os padrinhos e madrinhas têm por missão dar apoio, estimular o aprendizado e até servir como amigo, escutando os jovens e dando conselhos quando necessário.

A Fundação Fritz Müller, que está desenvolvendo uma turma do “Projeto Pescar” em parceria com a rede de lojas Havan, promove amanhã (23/08), às 8h, na sede da entidade, em Criciúma (SC), um evento de confraternização entre alunos e colaboradores da instituição.

De acordo com a orientadora do projeto, Elissa Retcheski, o encontro tem por objetivo fazer com que os alunos se sintam parte das empresas patrocinadoras. Por isso, os colaboradores são chamados de padrinhos e madrinhas.

Segundo Elissa, os padrinhos e madrinhas têm por missão dar apoio, estimular o aprendizado e até servir como amigo, escutando os jovens e dando conselhos quando necessário. Como são todos adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, necessitam de suporte emocional.

Com três meses, os alunos já estão apresentando mudanças de comportamento. “Esta é uma oportunidade única que estou tendo. Está sendo muito produtivo e, com certeza, estarei mais bem preparada para buscar um emprego quando terminar o projeto”, declara Stephanie Paula Firedel, de 17 anos de idade e estudante do terceiro ano do Ensino Médio.

Stephanie é a filha mais velha entre quatro irmãos, sendo que um deles tem uma pequena deficiência mental e exige mais cuidados por parte dos pais. O pai trabalha como autônomo e a mãe em um centro de educação infantil. “Se não estivesse tendo esta oportunidade acredito que teria mais dificuldades para trilhar o meu caminho. Logo que terminar o curso quero trabalhar e fazer faculdade de jornalismo”, declara.

Projeto Pescar

O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de “Franquia Social”, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.

Os cursos oferecidos contemplam sete áreas de formação profissional: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; e Produção Industrial. Após o período de oito a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.

É importante salientar que o Projeto Pescar estimula nos jovens a responsabilidade individual, o que reforça sua cidadania.

Atualmente, os alunos estão participando do curso “Vendas e Atendimento ao Cliente”. Ao participar, eles ganham vale-transporte, lanche, material didático e uniforme, seguro de vida coletivo para o grupo, além do certificado no final do curso, que tem duração de oito meses.

Além de conteúdos práticos e teóricos relativos ao tema do curso, os alunos também receberão conhecimentos de formação humana e cidadania. A responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller, Graziele Balestieri, explica que 60% do conteúdo abrange comportamento e cidadania, por isso, os adolescentes estarão aptos, inclusive, para exercer funções administrativas.

Os investimentos estão sendo rateados de forma igualitária entre a Fundação Fritz Müller e a Havan. Ao final do curso, alguns estudantes poderão ser contratados pela própria Havan ou por qualquer outra empresa que necessite de mão de obra qualificada.