Experiência de Marca

Brasília e Goiânia recebem o “Limpa Brasil Let’s Do It!”

Trata-se de um projeto internacional, que está percorrendo o mundo. São quase 20 países que adotaram o movimento e querem ver suas cidades mais limpas, entre eles Portugal, Finlândia, Índia e Ucrânia.

A Instituição Atitude Brasil, em parceria com a Unesco e o programa Let’s do it World, deu início no Brasil ao movimento “Limpa Brasil Let’s Do It!”, que tem por princípio conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta dos resíduos e organizar mutirões de limpeza em sete cidades brasileiras.

Trata-se de um projeto internacional, que está percorrendo o mundo. São quase 20 países que adotaram o movimento e querem ver suas cidades mais limpas, entre eles Portugal, Finlândia, Índia e Ucrânia.

A Leo Burnett Tailor Made abraçou a causa. Para mobilizar a população e contribuir  para que a realidade das cidades sobre o lixo seja modificada, a agência desenvolveu com a produtora Volcano Hotmind o filme “Lixo”, com 30 segundos de duração; uma campanha de mídia impressa composta por anúncios de página dupla e versões de página simples; além de banner para internet e ações pontuais que serão implementadas durante o ano.

“Lixo” chama a atenção para a importância do descarte de resíduos no dia a dia das cidades. Por meio de câmeras escondidas, mostra a reação de perplexidade das pessoas ao se depararem com sacos de lixo pretos bloqueando um lugar que originalmente é destinado a elas, o vagão do metrô. Exibindo o mote desta fase da campanha: “O mundo ficou pequeno demais para tanto lixo”.

Os anúncios mostram um enorme saco de lixo com a mesma mensagem em paisagens icônicas das cidades onde haverá o mutirão. Na mesma linha, o banner de internet abre com a imagem de uma grande metrópole, que aos poucos vai sendo encoberta pelos sacos de lixo.

Em 2011, o movimento Limpa Brasil Let’s Do It! realizará mutirões de limpeza com a participação da população em sete cidades brasileiras e pretende reunir em cada uma delas 50 mil pessoas. O primeiro foi feito no Rio de Janeiro, no dia 05/07, como parte das comemorações pela Semana Internacional do Meio Ambiente. Ao final de 2011, além do Rio, espera-se ter conteúdo e mapeamento sobre lixo nas cidades de Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).

Os interessados em participar do movimento devem se cadastrar pelo site. O lixo reciclável recolhido será separado e enviado às cooperativas. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade das prefeituras, que encaminharão esses itens para os aterros sanitários. Após a ação nas cidades, haverá shows com grandes astros da música brasileira. Esses eventos terão uma dinâmica especial, cujo mote será “Do meu lixo cuido eu”.

Outras personalidades apoiadoras do projeto são Seu Jorge, Didi Wagner, Marina Person, Edgar Picoli, Darlan cunha, Jamelão Neto, Oskar Metsavaht; o ator Wellington Nogueira, criador da ONG “Doutores da Alegria”; Chico Buarque; o escritor Ferréz; entre outros.

O movimento conta ainda com o patrocínio das empresas Oi, Vale e Banco do Brasil, e com o apoio da Rede Globo, Canal Futura, TV Cultura, MTV, Revista Istoé, Editora Trip, TVO, TV Minuto, Elevamídia, Metrô do Rio de Janeiro, Gráfica Stilgraf, Agência Leo Burnett Tailor Made.

Próximas Datas
Brasília – 21/08.
Goiânia – 26 e 27/08.