Experiência de Marca

AmBev e Bola Pra Frente lançam "Bar de Responsa"

A iniciativa teve como primeira etapa um estudo de viabilidade feito pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Social do Bola Pra Frente, que traçou um diagnóstico completo do álcool dentro das seis comunidades que compõem o Complexo do Muquiço.

Em parceria com a AmBev, o Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, lançou ontem (03/08), uma campanha inédita de prevenção ao consumo do álcool por jovens, com foco nos seis mil moradores do Complexo do Muquiço, em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A iniciativa teve como primeira etapa um estudo de viabilidade feito pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Social do Bola Pra Frente, que traçou um diagnóstico completo do álcool dentro das seis comunidades que compõem o Complexo do Muquiço.

O jogador Jorginho, ladeado pelas crianças do Instituto Bola pra Frente.

O levantamento verificou que o Complexo tem 96 estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas e que as crianças experimentam bebida muito cedo, o que afeta o desenvolvimento físico e escolar, apesar da Lei n° 9.294 – de 15 de julho de 1996 – proibir a venda de bebidas para menores de idade. Em muitos casos, os próprios pais mandam as crianças e adolescentes comprarem bebidas.

A campanha conta com o apoio e participação de Jorginho, presidente do Bola Pra Frente; da ginasta Danielle Hypólito e do ex jogador de futebol Gonçalves, além dos atores Nando Cunha e Sérgio Malheiros, que, na infância, tinha parentes no Complexo do Muquiço. A fotógrafa Vera Jordan foi responsável pelas imagens da campanha, que retratou os atletas e atores interagindo com os moradores em atividades saudáveis nos equipamentos públicos da região.

Criada pela Agência3, a campanha tem como tema: “Responsabilidade: Tenha sem Moderação”, e é voltada principalmente aos donos de bares das comunidades. O objetivo é conscientizá-los a não vender bebida para menores de idade. Diversos materiais de comunicação, como cartazes, flyer e camisetas, foram desenvolvidos para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas, com ampla divulgação nas comunidades do Complexo. Além dos cartazes com mensagens de consumo responsável, que ficarão estampados nos bares participantes, os comerciantes receberão o “Kit Bar de Responsa“.

O kit é composto por um termo de participação que deve ser assinado pelo dono do bar; um “Estatuto do Bar de Responsa”, um quadro com todos os mandamentos de atuação responsável que devem ser seguidos pelo estabelecimento e ficará exposto aos clientes; além de utensílios, como abridores de garrafas, com frases como “Antes de servir peça sempre o RG”; “Que tal servir um petisco para forrar o estômago”, entre outras. O bar que mais se destacar, segundo a comunidade, dentro dessas práticas de venda responsável de bebidas alcoólicas, ganhará uma reforma completa no seu ponto de venda.

A campanha será divulgada nos bares locais pelas “Mulheres multiplicadoras” – lideranças femininas capacitadas pela equipe técnica do Instituto Bola Pra Frente, com o apoio do “Programa Jovens de Responsa“, da AmBev, que é desenvolvido pela companhia em parceria com outras nove Organizações Não-Governamentais, além do Bola Pra Frente.

As ONGs atuam em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), e o objetivo é evitar o uso abusivo do álcool e o consumo por menores de 18 anos de idade. Elas também lançarão o Bar de Responsa em suas comunidades. “Nossa parceria com o Instituto Bola Pra Frente trouxe resultados significativos na conscientização dos jovens para o consumo responsável de álcool. Agora, iniciamos uma nova etapa com o lançamento do Bar de Responsa, onde os donos de bares também serão mobilizados para se engajarem ao tema junto à comunidade”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da AmBev.

A campanha faz parte de um programa que atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens e inclui três jogos pedagógicos, que usam o esporte de forma lúdica para conscientizar o público beneficiários dos riscos do consumo inadequado do álcool. O programa inclui ainda a “Copa Consciente”, que agrega esporte e atividades pedagógicas e culturais.

Segundo Susana Moreira, diretora executiva do Instituto Bola Pra Frente, “A campanha é fruto da ousadia do Bola Pra Frente e da AmBev, pois usa esporte para conscientizar crianças, jovens e suas famílias sobre os riscos do consumo do álcool na infância e adolescência. Ela foi produzida nos equipamentos públicos do Complexo do Muquiço e mostra várias opções de atividades saudáveis. Trata-se de uma campanha que só se aplica nas comunidades que atendemos, mas que pode ser adaptada a outras realidades, pois todo o conhecimento que adquirimos está sendo sistematizado para se tornar uma tecnologia social”.

O evento de lançamento foi na sede do Instituto Bola Pra Frente e contou com os atletas e atores que cederam suas imagens para a campanha. Juntamente com os jovens atendidos e empresas parceiras da campanha, eles participaram do jogo pedagógico Lidere, que foi conduzido pelo apresentador da SporTV, Smigol.