Experiência de Marca

Clientes promovem marcas gratuitamente na web

A estratégia de fazer check in é uma importante e inexplorada atividade para a geração de demanda através do compartilhamento de dicas e comentários sobre produtos, serviços, eventos e estabelecimentos físicos ou online. E o melhor: é gratuita!

Todo mundo quer promover a presença de produtos e serviços na internet, mas nem todo mundo sabe exatamente como fazer isso. A primeira ideia que vem à mente é o investimento financeiro em uma série de estratégias, todas válidas e super importantes, para gerar o tão sonhado boca-a-boca.

Entretanto, a realidade diária de campanhas de marketing promocional nem sempre envolve orçamentos gordinhos. Independentemente do quão recheado esteja o budget para uma ação, as resenhas online, recurso ainda pouco explorado no Brasil, já fazem sucesso entre seguidores e empresários em vários países dos EUA e da Europa.

Ao falar em check in, muitas pessoas pensam em Foursquare e, mais recentemente, no Facebook. A atividade pode se tornar um aliado importante como complemento a promoções online que envolvem espaços físicos e na geração de demanda através do compartilhamento de dicas e comentários sobre produtos, serviços, eventos e estabelecimentos. E o melhor: é gratuita!

Assumindo os check ins e seus desdobramentos como ‘publicidade gratuita’, o Qype estabeleceu-se com tudo e hoje é o maior site de resenhas da Europa. Foi criado em 2006 e já ultrapassou os 22 milhões de visitas mensais. A comunidade de ‘Qypers’ escreve sobre suas experiências vividas em cada lugar por onde passa, de agências onde trabalham às lavanderias onde deixam suas roupas do evento da noite anterior; do hipermercado à padaria da esquina.

Além de oferecer aos participantes da rede visibilidade gratuita na web (o tráfego gigante mantém-no super bem ranqueado nas ferramentas de busca), garante feedback dos públicos de interesse, passa a palavra das ações promocionais e ainda permite às empresas conhecerem detalhes dos seus consumidores. E, se alguma coisa for mal aceita, o diálogo direto com a comunidade facilita o trabalho de comunicação.

Hoje as relações virtuais estão longe de ser distantes ou frias. Cada vez mais a forma como os relacionamentos se estruturam no mundo real reflete-se no mundo virtual. E nunca é demais lembrar que ninguém recomenda um produto ou serviço aos amigos simplesmente por ‘simpatizar’ com o objeto em questão. Nós recomendamos as marcas porque gostamos, sim, dos nossos amigos. Se você tem dúvidas, observe seu próprio comportamento. E é assim que as redes sociais funcionam.