Experiência de Marca

Walmart e fornecedores lançam produtos sustentáveis

São 13 itens líderes de categoria - desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados por algumas das principais indústrias de consumo do País.

O consumidor brasileiro passa a contar com mais opções de produtos com menor impacto ambiental. São 13 itens líderes de categoria – desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados por algumas das principais indústrias de consumo do País.

O projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” é uma parceria do Walmart, idealizador do programa, com os fornecedores AmBev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool.

Pelo programa, os fornecedores escolheram um item líder de categoria para que fosse analisado tecnicamente todo o seu processo de produção. O Walmart, mais uma vez, deu o suporte técnico representado pelo Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagens, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos, do governo de São Paulo), que durante 18 meses fez reuniões com as indústrias a fim de sugerir mudanças em qualquer fase da produção. O Cetea avalizou os resultados apresentados do início ao fim da cadeia produtiva.

“Optamos por focar produtos líderes de mercado por duas razões: o consumidor não precisa abrir mão do item de sua preferência e, ao mesmo tempo, acreditamos que podemos influenciar outros fornecedores a adotar ações semelhantes, gerando um efeito multiplicador em todo o mercado”, afirma Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.

Os produtos que integraram o projeto este ano são: Guaraná Antarctica PET dois litros, da AmBev; Danoninho morango 360g, da Danone; Papel Higiênico Neve Naturali, da Kimberly Clark; Balas Halls; da Kraft Foods; Elsève shampoos, condicionadores e cremes para pentear, da L’Oréal Brasil; Ração Whiskas lata, da Mars; TV LED 32’, da Phillips; Veja Perfumes Sensações, da Reckitt Benckiser; Toalha de papel Snob Eco, da Santher; Café Pilão Origem, Sara Lee; Pato Pastilha Adesiva, SC Johnson; Refrigerador Brastemp Inverse Viva, da Whirlpool; além da Aveia marca própria Sentir Bem, do Walmart (fabricado pela Nat Cereais de Lagoa Vermelha – RS).

O Walmart ofereceu, ainda, a garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada desses itens no ponto de venda, além de divulgação destacada em material promocional específico para os clientes.

Só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 3.171ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de km rodados.

Na primeira edição a empresa contou com dez fornecedores e produtos que levaram às gôndolas a opção de uma compra consciente em prol do meio ambiente. Os itens participantes da primeira edição tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento.

Os resultados demonstram uma clara aceitação e escolha do consumidor pela preservação dos recursos naturais, sem ônus para o seu bolso. “Essa segunda edição do Projeto é uma demonstração de que modelo deu certo. O desafio agora é mostrar aos consumidores que essa é uma iniciativa consistente, com critérios técnicos bem estabelecidos e uma tendência para o consumo consciente”, completa Samaha.