Experiência de Marca

Feira internacional de cerveja será aberta ao público

O evento contará com profissionais brasileiros e do exterior que participarão de palestras e mesas redondas para discutir novas técnicas e soluções de problemas que envolvem o processo de produção da cerveja.

Um dos maiores eventos do setor cervejeiro do País, a Brasil Brau 2011 (11ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja) será aberta ao público pela primeira vez. A feira, que é bienal, terá cem expositores (25% a mais que em 2009), dos quais 19 serão estrangeiros (fabricantes de equipamentos, insumos, cervejas etc).

A Brasil Brau será realizada de 05 a 07/07, das 13h às 20h, no Transamerica Expo Center (zona sul de São Paulo).

Para o público em geral, o ingresso sairá por R$ 30,00 e haverá a possibilidade de provar bebidas de 30 microcervejarias. As doses serão de 50 ml e 100 ml dependendo do tipo e custarão R$ 3,00 cada uma.

O espaço também contará com uma área de exposição destinada a fabricantes de copos e mobiliário, além de consultorias, livrarias especializadas e cursos.

Junto com a feira, será realizado o 12º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, das 8h15 às 13h. As inscrições podem variar de R$ 200,00 a R$ 400,00.

O evento contará com profissionais brasileiros e do exterior que participarão de palestras e mesas redondas para discutir novas técnicas e soluções de problemas que envolvem o processo de produção da cerveja.

Os dados mais atualizados sobre o consumo de cervejas no Brasil divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) são de 2009. Os números consolidados de 2010 devem ser divulgados na Brasil Brau.

Em 2009, a população brasileira consumiu 10,9 bilhões de litros de cerveja, o que representa um crescimento de 33% em dez anos (em 2000, foram 8,2 bilhões de litros).

O consumo per capita em 2009 ficou em 57 litros, alta de 14% na comparação com 2000 (49 litros).

A forma mais comum de consumir cerveja no Brasil é em garrafas de 600 ml, e 66% das vendas foram dessa maneira. Depois vêm as latas (27%), o chope (3%) e as garrafas “long neck” (3%).

Considerando o consumo per capita de 2008 (quando cada brasileiro bebeu, em média, 55 litros), o Brasil ficou em 24º em um ranking feito com 29 países, empatado com Japão e Ucrânia.

Os brasileiros só bebem mais cerveja que os argentinos (40 litros), franceses (36) e chineses (18). Os campeões mundiais são os tchecos com 160 litros, o que significa 438 ml por dia.