Atuando com trade marketing há mais de uma década tenho aprendido muitas técnicas para chamar a atenção dos consumidores nos mais diferentes pontos de venda, como supermercado, farmácia, shopping, academias de ginástica, entre outros. Percebi, logo de cara, que a forma de abordagem para o consumidor em cada um destes locais é diferente, já que estão vivendo momentos de compra e utilização de produtos diferentes.
Entretanto, este comportamento coincide em alguns momentos, de forma que um novo ponto de contato nunca exige que o aprendizado do profissional de trade marketing deva ser reiniciado. Deve sim ser reanalisado, já que existem relações entre os hábitos de compra ou utilização de produtos em cada um deles. Afinal, trata-se do mesmo consumidor, correto?
No entanto, existe uma fase da vida da mulher em que grande parte dos seus hábitos de compra sofrem uma grande alteração. O interessante é que este momento tem a duração de muitos anos, mas variando de mulher para mulher. Trata-se de quando ela se tornam mães e precisam escolher novos produtos para si ou para seu herdeiro. Assim como na vida, os valores que ela preza na sua compra também mudam.
O primeiro número que vale ser analisado é até mesmo bastante coerente. Ele diz que apenas 5% das mães compram produtos para seus filhos levando o critério preço como o primordial. Isso não quer dizer que preço deixa de ser um dos fatores de análise no momento da compra, mas certamente não é o definitivo.
Pesquisa da Sophia Mind encomendada pelo Supermercado Moderno indica que, quanto mais importante o produto é para a criança, menor a preocupação que as mamães tem com o seu preço. É o caso das papinhas e do leite em pó, por exemplo. E quando se trata delas próprias, as mudanças também são perceptíveis. Após o nascimento dos seus bebês, as mamães passam a consumir mais legumes, frutas e verduras, deixando de lado os produtos que consideramos “besteiras”.