Experiência de Marca

Fórum de Moda & Marketing ressalta tendências

Especialistas falaram sobre as tendências de moda, de mercado e de comportamento aos lojistas, fabricantes de calçados e acessórios, e profissionais da moda com o intuito de orientá-los para os negócios da Francal.

O auditório Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo, foi o palco para o Fórum de Moda & Marketing, realizado pela Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), na tarde do último domingo (26/06).

Especialistas falaram sobre as tendências de moda, de mercado e de comportamento aos lojistas, fabricantes de calçados e acessórios, e profissionais da moda com o intuito de orientá-los para os negócios da feira, que abriu oficialmente ontem (27/06). A iniciativa foi uma parceria entre a Francal e a Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados).

Insights de Marketing para o Mercado de Moda no Brasil

O presidente de marketing services da Serasa Experian, Juliano Marcílio, apresentou o tema “Insights de Marketing para o Mercado de Moda no Brasil”. Segundo ele, o processo de segmentação do público está cada vez mais complexo. “Saber a classe social, idade, endereço, escolaridade, por exemplo, faz sentido para segmentar o seu público-alvo, porém não é suficiente. É preciso saber o comportamento desse público”, frisou.

Juliano Marcílio.

Juliano falou da ferramenta Mosaic, que a Serasa Experian utiliza em 29 países, inclusive no Brasil. Este método retrata o “geomarketing”, ou seja, mostra no mapa onde estou, onde estão meus concorrentes, meus clientes e como descubro clientes potenciais. Por intermédio de uma base de dados, a pesquisa traz uma análise sóciodemográfica, empresarial, de localização, além de outros fatores.

Soluções de marketing e logística para o segmento calçadista

Paulo Pires, analista de marketing do Escritório de Consultoria e Negócios dos Correios, abordou a temática “Soluções de marketing e logística para o segmento calçadista”. Pires enfatizou o trabalho dos Correios, ainda um pouco desconhecido do público em geral. “Os Correios têm assessoria gratuita em marketing e logística, e até entrega cartas”, brincou o analista para frisar as atividades da empresa.

Paulo falou sobre o atendimento e o relacionamento como grandes diferenciais das corporações, destacando o endomarketing como papel fundamental para atrair e reter clientes pois, segundo ele, funcionário que não é valorizado, não atende bem. Além disso, falou do papel fundamental dos Correios como grandes parceiros para as lojas virtuais.

Inspirações verão 2011/12: Roteiro de Estilo e Compras para Lojistas

Para finalizar, o estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para o Couro), Walter Rodrigues, trouxe as “Inspirações verão 2011/12: Roteiro de Estilo e Compras para Lojistas”. Segundo o estilista, o Brasil vive o verão, por isso essa é a melhor época de compras para os lojistas, então é preciso informar-se sobre o que acontece ao redor para vender bem, saber sobre tendências, comportamentos, o que se passa na novela.

“Temos que ter os argumentos mais poderosos porque a moda está cada vez mais segmentada, e descobrir qual é o nosso consumidor é errar menos e ter mais lucros”, apontou. Após, Walter falou sobre a metodologia do fórum de inspirações da Assintecal para a temporada.

Fonte e fotos: Fernanda Maciel para o Portal UseFashion.