Experiência de Marca

Pop up stores mudam conceito de ponto de venda

Em três dias, 31 marcas e 30 mil visitantes marcaram o evento REC.03, uma iniciativa que transformou o distrito industrial de Igualada, em Barcelona, no ponto de encontro para os amantes da moda.

Em três dias, 31 marcas e 30 mil visitantes marcaram o evento REC.03, uma iniciativa que transformou o distrito industrial de Igualada, em Barcelona, no ponto de encontro para os amantes da moda. Em sua quarta edição, o REC está se tornando um evento de culto e exemplo pioneiro do conceito de pop-up store.

As lojas com data marcada para abrir e fechar são centenas em todo o mundo, mas este é o primeiro exemplo de metamorfose de um bairro inteiro. A ideia nasceu em 2009, quando um grupo de seis pessoas com diferentes profissões ligadas às indústrias criativas decidiu apostar em um novo evento com objetivo comum de conhecer o bairro onde elas trabalhavam.

Num misto de criar um ambiente diferenciado e preservar o patrimônio dos curtumes antigos dos séculos XVIII e XIX que foram fechados há anos, a ideia vai além da restauração do patrimônio arquitetônico do bairro, ensinando a muitas pessoas a desenvolver o apreço pela memória da cidade.

Entre as marcas participantes estiveram Pepe Jeans, Diesel, Desigual, Sita Murt, Miro Antoni, Miriam Ponsa e Josep Abril.

Cada marca caracterizou seu espaço: Sita Murt teve um terraço disponível para clientes onde distribuiu tambem champanhe e deixou um DJs tocando ao vivo; a Desigual ofereceu frutas, coquetéis e sorvetes. A marca Gemma ofereceu shows de música, leituras de poesia e exibições de arte ao ar livre durante todo o fim de semana.

O REC.03 superou todas as suas edições anteriores. Mas o que explica o sucesso que vivemos em termos de pop-up stores em nível mundial? A oportunidade, variedade, a sedução das novas propostas são os principais fatores deste fenômeno.

A natureza efêmera desta forma de marketing experiencial é o que torna cada edição única. Quase toda a comunicação foi baseada no Facebook e no Twitter, o que permitiu facilidade de reação e de transmissão de informações.

O modelo pop-up mostra-se como um meio estratégico para garantir a cobertura mediática, anfitriões influentes, criar buzz em redes sociais e servem como uma propaganda “ao vivo” para as marcas.