A Expo Airport, que acontece em São Paulo de 22 a 24/11, paralelamente à TranspoQuip, já tem as presenças confirmadas de mais três empresas. A Forbo, que vai apresentar o que há de mais moderno em termos de tecnologia para transporte de bagagem e de cargas; a Hobeco, que trará sistemas de monitoramento meteorológico ou hidrológico para aeroportos, portos, rodovias etc.; e a RoMiotto, que fabrica instrumentos de medição para melhoria da infraestrutura em transportes.
“Nossas expectativas em relação à feira são as melhores, pois teremos a oportunidade de apresentar ao mercado nacional de infraestrutura aeroportuária, soluções e produtos modernos que já são cases de sucesso em aeroportos no mundo inteiro”, disse Carlos Oslaj, diretor da Forbo. Para Jorge David Lima, diretor comercial da Hobeco, a Expo Airport vai ser a oportunidade ideal para apresentar soluções com a mais alta tecnologia e acompanhar o crescimento que o setor viverá nos próximos anos.
No Expo Airport 2011, estarão presentes empresas da área de construção de aeroportos (asfalto e concreto, design, equipamento para construção, entre outros), gerenciamento e operações (manejo de bagagem, de cargas, de passageiros, de preços de passagem e de controle), proteção e segurança (cercas, barreiras, iluminação, sistemas de pesagem) e ainda conforto do usuário e ambiente (carrinhos de bagagem, elevadores, escadas, sistemas de informação e outros).
Nos seminários e conferências, os temas vão girar em torno dos desafios dos aeroportos para os dois grandes eventos, a Copa de 14 e as Olimpíadas de 16, apontando também as oportunidades que estão surgindo, concessões privadas, investimentos em segurança e em integração dos aeroportos com as cidades através do transporte público, entre outros.
Além da expectativa gerada pelos próximos grandes eventos que acontecem no Brasil, o tráfego aéreo não para de crescer no país. Se no mundo todo, espera-se um crescimento de 5% ao ano no tráfego aéreo, no Brasil os números devem ser bem maiores. De 2002 para cá, a media tem sido de 20% ao ano, o que aponta para uma necessidade urgente de investimento em infraestrutura.
Oficialmente o País conta com dois mil aeroportos, dos quais 66 são considerados aeroportos principais. Em função da Copa e das Olimpíadas, investimentos da ordem de 30 bilhões de reais serão alocados nas cidades sedes dos jogos da Copa e no Rio de Janeiro nos próximos cinco anos. Em algumas capitais, como Porto Alegre, as obras de ampliação do aeroporto já começaram.
Mais informações em www.expo-airport.com.br