Experiência de Marca

Os benefícios de uma boa captação de eventos

Graças ao empenho da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), Brasília foi sede de uma das etapas do campeonato mundial de <em>motocross Freestyle</em>.

A Esplanada dos Ministérios foi palco, na noite de 28/05, de um verdadeiro espetáculo de manobras radicais exibidas pelos melhores pilotos do Red Bull X-Fighters 2011, principal campeonato mundial de motocross Freestyle. Eram esperadas 60 mil pessoas para o campeonato, todavia esse número foi ultrapassado e chegou a marca de 100 mil visitantes. O público que tomou os arredores da arena montada em frente ao Congresso Nacional, foi o maior registrado em um campeonato internacional de motocross freestyle (FMX), no mundo.

Red Bull Content Pool (Foto: Jörg Mitter).

Graças ao empenho da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), Brasília foi sede de uma das etapas do campeonato mundial de motocross Freestyle. “A ação desenvolvida pelo órgão durante a captação do evento, mostrou ao Brasil e o mundo, que o Governo do Distrito Federal vem desenvolvendo, com esmero, ações visando a valorização do setor por meio de atividades que promovem o progresso no turismo na capital federal”, analisa o presidente da Fundação 21 de Abril/Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB), Rogério Tonatto.

O êxito em uma captação movimenta toda cadeia turística da cidade. Um exemplo prático deste sucesso foi registrado por vários hotéis da cidade. O Naoum Plaza Hotel e o Royal Tulip Brasília Alvorada, por exemplo, registraram, respectivamente, 514 e 374 room nights no período de montagem e realização do campeonato, o que significou um acréscimo de quase 30% na ocupação.

Esse resultado vai de encontro com as expectativas depositadas pelo trade para a gestão da atual secretaria, no sentido de estar-se cumprindo parte das etapas previstas no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Distrito Federal. “Mesmo sem a conclusão do Plano de Marketing da capital, o governo tem adotado medidas pontuais como a captação de eventos que por si só geram mídia espontânea, em virtude de seu apelo temático. A exposição da imagem da cidade, motivada pelo campeonato mundial de MotoCross alcança proporções incalculáveis. A arquitetura exclusiva de Brasília foi o cenário principal de transmissão para 80 emissoras internacionais”, destaca o diretor executivo da Fundação, Henrique Severien.

Evento de motocross freestyle realizado em Brasília (Foto: Andreas Schaad).

O diretor do Convention acredita que o desafio absorvido pela atual secretaria de turismo demonstra o grande alinhamento com as propostas apresentadas pelo trade do turismo do DF que representa o conjunto de entidades de classe da iniciativa privada. Sobretudo diante das pressões exercidas por órgãos reguladores do Governo Federal ao longo do período que antecederam a realização do evento.

Captação de Eventos

O trabalho de captação é feito para contribuir na escolha do promotor ou organizador a sediar o seu evento no destino que defende. Isso pode acontecer quando quem capta o evento são as entidades de classe e associações. Nessa ação os CVB´s são como ferramentas de marketing a serviço de destinos, pois fazem a divulgação da infraestrutura para eventos, dos atrativos turísticos e de todas as características que possam configurar uma vantagem competitiva.

“Vamos ter em Brasília mais de 1000 eventos de variados portes. Nem todos passam aqui pelo Bureau. Todavia, este volume de negócios contribui para o fortalecimento da imagem da cidade como destino ideal. É desta forma que cumprimos nosso objetivo, promovendo o aquecimento da economia local de maneira sustentável. Em 2011, a cidade estará sediando grandes e renomados congressos, encontros e simpósios como, por exemplo, Encontro Nacional de Corretores, Congresso da Policia Militar e Bombeiros, Congresso Internacional de Odontologia, Congresso Nacional de Medicina, Congresso de Ginecologia e Obstetrícia entre outros”, declara Tonatto.

Diretor e presidente do BRC&VB durante de motocross freestyle.