Com a experiência do Grupo Latin, que organiza alguns dos principais eventos esportivos e promocionais do País, três provas serão lançadas nesse semestre e ganham a assinatura da Caixa Econômica Federal. As inscrições já estão disponíveis no site da organizadora. Além do lançamento da Meia Maratona da Bahia, essa é a primeira vez que as maratonas de Santa Catarina e Curitiba serão realizadas por uma iniciativa privada.
A primeira prova, a Meia Maratona da Bahia, que será realiza em 11/09, em Salvador, patrimônio da humanidade estabelecido pela Unesco, terá até 3,5 mil participantes. Será o primeiro evento de corrida de média e longa distância e meia maratona do Nordeste. Além de ter o objetivo participativo, com distribuição de medalhas, terá também o caráter competitivo, com premiação em dinheiro, de até R$ 4,5 mil para o primeiro colocado. As inscrições estão abertas para as distâncias de 21km e 10 km, além da caminhada de 4 km no circuito beira mar.
Realizada pela primeira vez por uma iniciativa privada, a Maratona de Santa Catarina se estabelece em Florianópolis, como um dos maiores eventos da cidade, e contará com até dois mil corredores. Evento de longa distância concorre a status de maratona mais rápida do Brasil, com distância de 42 km e 10 km na corrida. Com pódio participativo, os atletas receberão medalhas e vão poder contemplar as mais procuradas paisagens do País.
O roteiro prevê a largada na Passarela do Samba Nego Quirido, seguindo para o túnel sentido sul da Ilha. O retorno será na Via Expressa Sul, voltando para o Túnel sentido norte da Ilha, em direção à Passarela.
Já a Maratona de Curitiba terá corrida de rua nas distâncias de maratona com 42 e 10 km e caminhada de 5 km. Será tanto competitiva, na categoria Elite, quanto participativa, para até de 6 mil pessoas.
Para o diretor e fundador do grupo, Carlos Galvão, a realização de três grandes eventos esportivos, em diferentes Estados, provam que a modalidade está em alta, ganhando mais adeptos e investidores a cada ano, com a apresentação de bons resultados.
“Estamos colhendo os frutos da aprovação dos mais de 35 eventos que a Latin realiza a cada no ano. O País tem grande potencial de crescimento nesse segmento de corridas. De acordo com pesquisas de mercado, o segmento esportivo movimentou mais de R$ 50 bilhões em 2009 e cresceu mais de 30% nos últimos quatro anos”, explica Galvão.
Os eventos possuem patrocínio e propriedade da Caixa Econômica Federal, apoio da Associação Brasileira de Esportes Endurance, Abee, e realização Latin Sports, célula de esportes do Grupo Latin.