A parceria Iniciativa Ásia Pacífico para Reduzir Emissões (Aspire) está lançando voos “verdes” regulares entre a Ásia e o Pacífico. Essas iniciativas são parte do programa “Aspire – Parceiro de Cidade Diário” (Aspire – Daily City Pair), que tem o objetivo de criar boas práticas ambientais no percurso entre aeroportos da Ásia Pacífico, uma das regiões onde o setor de aviação mais cresce no mundo.
Neste mês, a Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS) e a Singapore Airlines (SIA), em conjunto com Administração Federal de Aviação e a Autoridade Civil de Aviação das Filipinas, estão lançando o segundo voo “Cidade Parceira” – Los Angeles (LAX) para Cingapura (SIN).
O voo da Singapore Airlines SQ37, que opera direto de Cingapura para Los Angeles, vai utilizar avançadas técnicas operacionais de gerenciamento aéreo portão-portão, com o intuito de reduzir a queima de combustível e emissões de carbono durante todo o voo.
O diretor geral da CAAS, Yap Ong Heng, afirma que “a CAAS busca contribuir de forma ativa na redução da pegada ambiental do setor de aviação onde possível. Por esse motivo, participamos do programa “Aspire – Parceiro de Cidade Diário”, que levou ao lançamento do LAX-SIN “cidade parceira” com a Singapore Airlines. Isso mostra como a colaboração entre parceiros da Aspire, companhias aéreas e outros serviços de navegação aéreo para implementar boas práticas e tecnologias para gerenciamento do tráfego aéreo pode gerar significativas reduções no consumo de combustível e na emissão de carbono de um voo”.
O primeiro voo diário “Cidade Parceira”, que se utiliza das boas práticas ambientais, foi lançado entre São Francisco e Auckland em fevereiro de 2011. Mais voos do gênero serão implementados nos próximos meses pelos parceiros da Aspire.
Fonte: Fator Brasil.