Experiência de Marca

NeighborGoods e Freecycle reinventam consumo ecológico

O Promoview aproveita o Dia do Meio Ambiente para apresentar duas iniciativas muito legais que acontecem em vários lugares do mundo: a <em> NeighborGoods</em> e o <em>FreeCycle</em>.

A Era é de redes sociais e comunidades por todo o lado, mas quem pensa em envolvimento social com comunidades que funcionam para o bem comum? O Promoview aproveita o Dia do Meio Ambiente para apresentar duas iniciativas muito legais que acontecem em diferentes lugares do mundo: a NeighborGoods e o FreeCycle.

O NeighborGoods ganhou recentemente o prêmio SXSW Accelerator como “Best Bootstrapped Startup”. Bootstrap significa construir um negócio a partir de muito pouco ou quase nenhum recurso financeiro e o prêmio foi concedido justamente para acelerar o desenvolvimento de uma iniciativa brilhante. NeighborGoods faz um trocadilho com o termpo neighborhood, que significa vizinhança.

O que o projeto pretende é revitalizar o sentido de vizinhança que muito pouco sobreviveu à nossa geração, colocando ‘na roda’ da comunidade todos aqueles itens que todo mundo tem em casa mas precisa usar eventualmente. Por exemplo escadas, ferro de passar roupa, furadeira, malas, mochilas e até carros, além de uma infinidade de outros itens.

O NeighborGoods não parte de um princípio utópico sobre o fim do consumo, mas de que todos continuaremos consumindo e acumulando toneladas de excessos em casa. Então, porque não criar um ambiente em que esses excessos possam ser compartilhados? Infelizmente a atuação do site ainda é restrita, mas o projeto está na mira de investidores e deve se expandir para além de Los Angeles, San Francisco e Nova York, onde tem mais força atualmente.

Já o FreeCycle é um pouco mais antigo e consiste em uma rede que começou entre pessoas interessadas em reciclar o que tinham em casa de forma que o destino dos objetos não fosse a lixeira mais próxima. E hoje é uma rede apoiada por empresas como a Nokia. O Freecycle Network é composto de 4.949 grupos, com 8.503.873 membros em todo o mundo. É um movimento popular e totalmente sem fins lucrativos, de pessoas que estão a dar (e receber) coisas de graça em suas cidades.

O princípio é a reutilização e a manutenção de objetos em funcionamento deixando-os longe dos aterros. Cada grupo local é moderado por voluntários locais (é uma rede de pessoas do bem!) e a adesão é gratuita. Entre as trocas mais populares estão livros, coleções inteiras de revistas, câmeras fotográficas digitais e analógicas e bicicletas. Diversas cidades do Brasil já possuem comunidades freecycle.