Lisboa prepara-se para um junho cheio de festas da cidade, entre arraiais, sardinhas, fados, marchas e muita animação. Um evento que começou com uma competição pública de designs de sardinhas, símbolo da festa, vai seguir durante um mês com muita festa e alegria.
Um dos pontos altos do programa é, como sempre, a noite do dia 12/06, dedicada ao Santo Antônio, com as marchas populares e a romaria em busca da bela sardinha assada nos bairros típicos lisboetas, mas a lista do que se pode fazer em junho é extensa.
As festas começaram ontem (01/06), no Terreiro do Paço, Rua do Ouro e Rossio com música, dança, teatro, arquitetura, multimídia e performance.
A partir de hoje (02/06), as festas entram em movimento. Das 11h às 23h há jazz nos quatro ascensores da cidade: Lavra, Glória, Bica e Santa Justa, e o turístico eléctrico 28 recebe os acordes das guitarras e o fado entre as 16h e as 19h.
Aliás, em ano de candidatura do Fado a Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco, as Festas de Lisboa dão especial destaque à canção de Lisboa e fazem dela o tema das marchas. O fado estará presente também no concerto de encerramento das festas, no dia 30/06, na Alameda D. Afonso Henriques, onde se poderá ouvir Cristina Branco, Camané, Carlos do Carmo e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
A decorrer já desde 12/05, o Fimfa Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas marca encontro com o programa das Festas de Lisboa. Técnicas e propostas variadas que poderão ser vistas em vários locais da capital, do Museu da Marioneta ao Centro Cultural de Belém.
Mais propostas artísticas: o espectáculo “Città della Pieve”, dia 03/06, 12h30, no Castelo de S. Jorge; o “OutJazz”, às sextas e domingos até 26/06 (o primeiro concerto é no dia 03, às 18h, no Largo Chafariz de Dentro); “Jazz na Praça”, na Paiva Couceiro, dia 03, às 19h.
Há propostas que já vêm doutras festas, mas que se revelaram um êxito e que se repetem. É o caso dos Micro Bailes, patrocinados pela cerveja Super Bock, que se definem por bailes móveis que convidam a um pezinho de dança em largos e ruas de Lisboa onde as festas ao ar livre não são habituais.
O primeiro acontece no dia 03, das 19h30 às 21h30, no Largo da Rosa às Escadinhas da Saúde. É descobri-lo, tal como ao Coro Paradoxal, que se propõe surpreender-nos com “vozes de parar o trânsito”, em vários dias, na Baixa. Outra proposta em andamento: o “Omnibus”, uma peça de teatro apresentada em ônibus, de 09 a 15/06, às 16h e às 19h em vários ônibus. E também na área teatral, o “Teatro a Metro”, onde passageiros, personagens e o humor se misturam. Entre 16 e 22, às 16h e 19h, em várias estações. E o que faltava? Sim, também há peças de teatro no trem que liga Lisboa ao Cascais, entre os dias 23 e 29, às 16h e 19h.
Algumas lojas da Baixa de Lisboa recebem mais uma edição do Teatro das Compras, entre 15 e 25, que fecha um trabalho desenvolvido durante três anos em 17 estabelecimentos antigos da zona. Nos jardins da Estrela, de São Pedro de Alcântara e o Rossio há festival de Bandas de Lisboa, no dia 25.
Durante todo o mês, a Arte da Terra exibe uma exposição sobre Santo Antônio e na Fundação do banco Millennium BCP – Núcleo Arqueológico podem ver-se, a partir do dia 03 e até 30, o resultado do concurso Sardinhas Festas de Lisboa.
A capital exibe também a Maior Exposição Fotográfica do Mundo, que utiliza espaços emblemáticos da cidade de Lisboa que servem de galerias de apresentação para diversas exposições individuais e colectivas, de artistas nacionais e estrangeiros.
E a sardinha, senhores? Já lá vamos. Arraial que é arraial não se faz sem a sardinha assada no pão, a salada de pimento, o caldo verde e o vinho a acompanhar. E, tal como é tradição, há arraiais populares um pouco por todo o lado, ao longo de todo o mês nas freguesias de Lisboa. E faz também parte das festas o Arraial Pride, para o público gay, no dia 25/06, no Terreiro do Paço.
Terminamos junto ao Tejo. Desde o dia 1º/06, há uma roda gigante instalada na zona ribeirinha de Belém, que funciona de segunda a quinta entre as 12h e as 20h e de sexta a domingo até às 22h.
Santo Antonio dá nome à corrida que se realiza pelas ruas de Lisboa no dia 04/06, às 18h. São 10km com partida do Rossio. Também no sábado há a Regata Troféu Epal, com partida às 14h no Padrão dos Descobrimentos. Mais para a frente, a 25/06, é Dia da Marinha do Tejo e mais de sessenta embarcações navegam o rio a partir das 10h.
Fonte: Fugas/ Público.