Experiência de Marca

Parque público de Florianópolis utiliza energia limpa

O modelo instalado AFG 1000 - tem potência de 1000 watts, e dependendo das condições de vento, poderá gerar mensalmente em torno de 300 Kwh/mês.

A Secretaria Municipal do Continente, em parceria com a Empresa FC Solar Energias Alternativas, firmaram parceria para a instalação de alguns equipamentos para geração de energia elétrica, à partir de fontes alternativas, no Parque de Coqueiros. Foi instalado um poste solar fotovoltaico, e também será instalado um aerogerador.

A instalação do aerogerador tem caráter educativo – para servir de demonstração à comunidade, universidades, escolas, etc.; para a Prefeitura realizar medições do potencial eólico do local, a fim de determinar qual a potência e tamanho ideal para que o novo aerogerador atenda 100% da demanda de energia do Parque e até possa vender o excedente de energia se for o caso, à Celesc; e finalmente para gerar energia para o Parque.

Parque de Coqueiros passa a contar com aerogerador para gerar energia limpa.

A partir das medições diárias, semanais, mensais e anuais, da geração eólica; poderemos determinar qual o tamanho ideal de um aerogerador para tornar o Parque totalmente sustentável. O atual aerogerador poderá ser substituído, ou complementado.

O modelo instalado AFG 1000 – tem potência de 1000 watts, e dependendo das condições de vento, poderá gerar mensalmente em torno de 300 Kwh/mês. Nesta região, o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro aponta para a predominância de vento Sul e Nordeste.

Aerogerador instalado no Parque de Coqueiros.

De acordo com o Atlas Eólico Brasileiro, de junho a outubro teremos a maior intensidade e regularidade de ventos do ano. Aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um catavento , cuja missão é transformar energia eólica (á partir do vento), em energia elétrica. A Energia Eólica é do tipo renovável, também considerada energia limpa. Não emprega combustíveis fósseis. Não gera resíduos sólidos. Não polui o meio ambiente.

O vento é resultado da atmosfera em movimento – associação da rotação da terra e da energia solar. As diferentes formas de circulação atmosféricas na superfície resultam em ventos, de maior ou menos intensidade, dependendo da topografia da região, clima, etc.