Experiência de Marca

Feira da Indústria do Pará comemora recorde de público

Para o presidente da Fiepa, José Conrado, a grande inovação deste ano foi a preocupação das empresas com o meio ambiente.

A X Feira da Indústria do Pará (Fipa) encerrou no último dia 21/05, com um público recorde. Cerca de 40 mil pessoas conferiram de perto o que os mais de cem expositores em 60 estandes produziram de melhor. O evento foi realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

A feira teve início na última quarta-feira (18/04). “Superou em público e também na beleza dos estandes e na qualidade dos produtos expostos. O evento serviu para mostrar ao público paraense que a indústria do Pará com certeza está produzindo produtos de grande qualidade, não só para entrar no mercado regional, como para competir no ramo nacional e internacional”, destacou o diretor executivo da Fiepa e coordenador geral da Fipa, Ivanildo Pontes.

De acordo com ele, alguns setores se destacaram e se mostraram promissores. “Além da mineração, nós temos empresas que este ano apostaram em produtos muito bem aceitos, como cabos elétricos, movelaria, pecuária, palmito, dendê, pesca, calçados e roupas profissionais”.

Para o presidente da Fiepa, José Conrado, a grande inovação deste ano foi a preocupação das empresas com o meio ambiente. “Muitos primaram em mostrar a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Um exemplo é a indústria de móveis, que investiu no selo verde através de uma tecnologia onde é possível observar todo o manejo da madeira para saber se essa matéria-prima vem de uma área própria para a extração”, disse.

Outro ponto positivo da feira, segundo o coordenador regional da Vale, José Fernando Gomes, é a noção que a Fipa dá ao público sobre as indústriarecorde de públicos. “As pessoas conseguem ver de perto o funcionamento de uma indústria. Acho que a feira, também por isso, vem se superando a cada ano”, ressaltou.

A pedagoga Ana Cláudia Cruz foi um exemplo disso. Pela primeira vez ela foi visitar a feira. “Os estandes chamam a atenção, são diferenciados e inovadores. É bem interessante”.

Renda Extra

Há também quem aproveitaram o momento para faturar uma renda extra. Garçons, serventes, recepcionistas, seguranças e outros profissionais dão todo o suporte para que uma feira tenha êxito. A demanda de mão de obra requisitada para a realização do evento é tamanha, que nem todas as vagas são preenchidas.

A vendedora Juliana Costa, 20 anos, por exemplo, trocou de turno na loja do shopping em que trabalha para ganhar um dinheiro a mais no fim do mês. Juliana conta que recebe um salário mínimo mais comissões na loja em que é funcionária. “Com o trabalho de recepcionista na Fipa, conseguirei quase mesmo valor do que ganho sem as comissões”.

Promissores

A mineração já é setor bem estabelecido na indústria paraense, mas outros produtos mereceram destaque na Fipa, segundo a organização: movelaria, pecuária, pesca, calçados e roupas profissionais, dendê e cabos elétricos.

Fonte: Diário do Pará.