Há alguns anos escrevi um artigo sobre o quanto o consumidor sofre nas filas dos caixas das grandes lojas. Se pagar já é chato, pagar após uma grande fila é mais chato ainda. Porém, se você pretende economizar e comprar suas roupas, alimentos ou acessórios em lojas mais “em conta”, não há outro jeito, certo?
Errado! Milhares de brasileiros descobriram que a internet facilita suas compras e, de quebra, o livra das filas. Pessoalmente, sou um grande entusiasta das compras no ambiente físico. Mas em datas comemorativas, opto sempre pelo mundo virtual. Nada de falta de produtos, vendedores sedentos por vendas fáceis, vagas sempre ocupadas nos estacionamentos, e filas!
No último Dia das Mães, milhares de brasileiros que pensam como eu movimentaram R$ 760 milhões no varejo on-line. Para suas mães, 14% destes consumidores optaram por presentes das categorias saúde, beleza, cosméticos e medicamentos. O que me pergunto é: medicamentos? Bom, vamos em frente.
Outros 13% dos consumidores virtuais investiram em eletrodomésticos, e mais 11% em artigos de informática. E estas mamães não puderam reclamar, já que o tíquete médio destas compras ficou em R$ 350,00 – a não ser aquela que foi esquecida no restaurante…
Estes números provam a força do varejo on-line, que cresceu 22% em relação aos números de 2010. É a prova de que, assim como as mães que pediram de presente os artigos de informática, seus filhos estão cada vez mais tecnológicos.
* Dados divulgados pela e-BIT.