É só olhar na volta para perceber: as melhores ações de comunicação e marketing, aquelas que a gente olha e pensa que gostaria de ter feito, são dotadas de, no mínimo, duas características básicas. Coerência com o conceito da marca e consistência, aquele detalhe que permite a aplicação deste conceito nos mais diversos formatos, on-line e off-line, e garante a tão buscada lembrança na mente dos consumidores.
Aqui, encontramos num cartão de visitas, um belo exemplo de coerência e consistência que, além da sua função básica, ainda promove os produtos da empresa que representa.
No Brasil a ‘seda’ ainda está associada a outros tipos de fumo… Entretanto, aqui na Europa, é normal os fumantes comprarem tabaco para enrolar, por serem mais baratos do que uma carteira – convertendo, um maço de cigarro chega a custar quase R$ 15,00.
A empresa OCB, uma das líderes mundial em papel para tabaco (rolling paper), fez para seus profissionais de vendas e marketing na França um cartão de visitas impresso em uma embalagem do seu produto. Cada cartão é retirado da caixinha tal e qual um rolling paper.
O papel do cartão de visitas não é tão fino quanto o rolling paper e tem uma fina plastificação. Entretanto, o impacto da hora de entregá-los deve ser bem interessante e comunica na hora o core business da empresa. Well done!