“Um Beijo a Bolsonaro” é a performance em massa que está sendo organizada por alunos de Artes Cênicas da Udesc e UFSC. Segundo Renatha Lino, uma das organizadoras do evento, a proposta é que beijo coletivo seja uma resposta ao deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O político tem um extenso histórico de polêmicas relacionado a direitos civis e humanos. A mobilização está marcada para hoje (13/05), às 18h, em frente à Catedral de Florianópolis, na Praça XV, no Centro.
A mais recente controversa envolvendo o deputado diz respeito às declarações dadas ao programa CQC, da Rede Bandeirantes, exibido em 28/03. Na ocasião, a cantora Preta Gil perguntou qual seria a reação de Bolsonaro se seu filho se apaixonasse por uma negra. O parlamentar respondeu: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu.”
Posteriormente, o deputado alegou não ter tido a intenção de fazer nenhuma declaração racista. Disse ter entendido que a pergunta se referisse a um relacionamento gay. “Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim”, disse Bolsonaro.
A performance, explica Renatha, deve ser um ato pacífico. “A proposta é que gays, lésbicas e casais de negros com brancos se beijem em frente a Catedral, ao som dos sinos, como uma forma de resposta a Bolsonaro. Uma resposta silenciosa em que um beijo basta. Uma performance artística, delicada, mas que pretende ser um ato político”.
A organizadora diz, ainda, que heterossexuais também estâo convidados a participar da mobilização. Os líderes do projeto são: Renatha Lino, Julia Oliveira e Junior Soares (Udesc), Juliana Disconzi, Ilze Korting e Priscila Andreza (UFSC). Sob a orientação dos professores Rodrigo Garcez e Brigida de Miranda, respectivamente dos cursos de Artes Cênicas da UFSC e Udescc.
A performance tem características de Flash Mob (Flash Mobilization) que são mobilizações relâmpagos, aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar ação inusitada previamente combinada. “Pela característica do Flash Mob, após o beijo, será dado o tempo de 1 minuto e a dispersão ocorrerá rapidamente”, esclarece Renatha.
Os interessados em participar do ato, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. “O Flash Mob é caracterizado pela sua forte divulgação na internet, pedimos a todos que apoiam o projeto que divulguem pelo Facebook, Twitter, Blog e e-mail”, conclui Renatha.
Fonte: Portal Acontecendo Aqui.