Os consumidores satisfeitos com as marcas, aqueles que compartilham informações sobre os produtos que usam, são muito mais propensos a compartilharem dados destes produtos on-line do que aqueles que não têm preferências claras, de acordo com uma investigação realizada pela agência britânica BzzAgent.
A agência é especialista em reunir consumidores em torno de marcas de forma que estes recomendem aqueles produtos e serviços que mais gostam ao target mais importante para qualquer empresa, de acordo com a agência: os seus amigos.
Os ‘defensores de uma marca’ (28% dos pesquisados) são quatro vezes mais propensos que aqueles que não tomam partido; (7%) para compartilhar informações sobre produtos, marcas e vendas on-line e off-line. Eles também são duas vezes mais propensos a compartilhar informações por intermédio de redes sociais (58% versus 27%). Sobre o uso de e-mail para passar a palavra sobre suas marcas preferidas, ainda há uma diferença pequena, mas significativa (53% x 39%).
Os defensores de marca também compartilham mais dados sobre produtos específicos. Em geral, são 75% mais propensos a compartilhar informações sobre os produtos do que aqueles que não defendem uma marca. Quanto às motivações para o compartilhamento de informações, 54% dizem que recomendam por se sentirem bem e 16% por se sentirem relaxados.
Todos eles dizem sentir a necessidade de contribuir com algo para o conjunto de informações que está on-line sobre suas marcas prediletas. Os fãs são 150% mais propensos a avaliarem suas percepções como uma boa fonte de informação e sua motivação principal é a de serem vistos como bons recursos para as marcas. Como resultado de seus esforços, são 70% maiores as chances de serem considerados como uma boa fonte para a sua rede.
Outros resultados interessantes sobre os defensores de marcas são:
- Têm três vezes mais probabilidade de ter um blog.
- São duas vezes mais propensos a usar Amazon.com e Twitter.
- Têm 50% a mais de probabilidade ??de influenciar uma compra.
- São seguidores de suas marcas no Twitter.
- 37% deles compram, seguem a marcar no Twitter, 27% assinam a newsletter da empresa e 17% seguem-nas no Facebook.
- Os fãs do Facebook são menos propensos a comprarem de uma marca, porém representam uma porcentagem mais elevada no número de seguidores do que quaisquer outras redes (49% dos pesquisados).