Em sua terceira edição, o Lupaluna se consolida como o maior festival de música do Paraná e um dos maiores do Brasil. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas acompanhem as mais de 40 atrações que vão passar pelos três palcos do evento, a ser realizado nos dias 13 e 14/05, no BioParque, em Curitiba. O festival é organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) em parceria com a DCSet Promoções.
Além de ser uma festa da música brasileira e internacional, o Lupaluna também tem um enfoque econômico, movimentando os negócios da capital paranaense, gerando empregos e ações de marketing. Em 2011, o evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Coca-Cola e Perdigão, marcas conceituadíssimas em suas respectivas áreas de atuação.
“Nossa intenção com o Lupaluna é tornar Curitiba novamente uma cidade da música, além de oferecer diversão e entretenimento ao público. Do ponto de vista dos negócios, há a possibilidade de aproximar as marcas do seu público-alvo, através da experimentação e da interação nas ações realizadas durante o evento”, explica Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo do GRPCom.
Ela lembra que um público de 40 mil espectadores é algo que interessa e muito a qualquer marca, tanto como consumidor quanto formador de opinião. “Um evento como o Lupaluna tem um efeito multiplicador, movimenta vários setores, agrega valores, possibilita o retorno da marca”, confirma.
O investimento no Lupaluna 2011 foi de aproximadamente R$ 5 milhões. No total, o evento gera mais de dois mil posições, entre produção, segurança, socorristas, promotores e pessoal de patrocinadores, alimentação e outros. “Da edição passada (2009) para esta, tivemos um crescimento de 20% de faturamento de patrocinadores”, informa Fábio Guimarães Costa, gerente corporativo de marketing, promoções e projetos e GRPCom.
Segundo ele, o foco do Lupaluna é um público jovem, não só de idade, mas com espírito jovem. “É um público que cada vez mais busca experiências. E é isso que estamos oferecendo com o Lupaluna. O festival é mais do que uma ação, já é uma mídia, um meio”, diz.
Seguindo este público, o evento está investindo fortemente nas redes sociais – Twitter, Facebook, etc. – para sua divulgação. “Temos um escritório especializado em novas mídias (3PZ) alimentando as redes e o resultado tem sido excelente. Já são mais de 15 mil pessoas conectadas ao Lupaluna via redes sociais”, revela o gerente de marketing.
Ele lembra que os grandes festivais de música são um produto cada vez mais comprado pelo mercado nacional, com aumento crescente de investimento das empresas em ações de patrocínio, merchandising e parcerias. “O público está ávido por esse produto e consome com voracidade”, explica Costa.
Palavra dos Patrocinadores
A Caixa Econômica Federal vê no Lupaluna uma oportunidade de atingir o público jovem de forma direta e de contribuir para o rejuvenescimento de sua marca. “A Caixa acredita no retorno de visibilidade e reforço de sua imagem institucional por meio da divulgação como patrocinadora do Lupaluna, um festival conceituado e que repercute em todos os segmentos da sociedade paranaense” confirma Cybelle Radominski Demattê, gerente de sustentação ao negócio, da área de Comunicação e Marketing da Caixa em Curitiba.
Segundo ela, o Banco apoia as genuínas manifestações da arte e da cultura nacionais e entende que o Lupaluna apresenta ideais alinhados à sua missão, de promoção da cidadania e desenvolvimento sustentável. “A Caixa vai convidar clientes dos diversos segmentos para o evento, com o objetivo de efetivar uma ação de marketing de relacionamento e incrementar a fidelização dos mesmos”, conclui Cybelle.
Para a Coca-Cola, o Lupaluna é uma a oportunidade de a empresa estar cada vez mais próximos do seu público-alvo, em um momento de diversão e prazer. “Além da exposição da marca Coca-Cola, aproveitamos para gerar experiências positivas para o consumidor através de atividades interativas e inesquecíveis, por isso estamos juntos no Lupaluna”, afirma Hedilaine Rezende, gerente de comunicação da Spaipa, empresa que fabrica e distribui os produtos Coca-Cola no Estado do Paraná e Interior de São Paulo.
Na estrutura montada no BioParque, haverá um espaço Coca-Cola, que contará com ações interativas, música e diversão para o público. Na área de Camarote, serão feitas ações com o produto Coca-Cola Zero, que traz para a área exclusiva a campanha “Prove que é Possível”, também com atividade de interação com o público.
Outra atração será o Slider Coca-Cola, atividade com muita adrenalina e inédita na cidade, que consiste em uma estrutura de dez metros de altura e um escorregador de 20 metros, com uma inclinação de quase 90 graus.
A Perdigão informa que a participação no Lupaluna é uma ação de grande alcance para estreitar o relacionamento com o público de uma região estratégica para a empresa. “O foco de divulgação no festival será a linha Meu Menu Perdigão, que é uma das principais no segmento de Pratos Prontos e que apresentou um crescimento de 944% em vendas (valor) entre o primeiro e segundo semestre de 2010”, diz Fábio Miranda, gerente da marca Perdigão, que faz parte do portfólio da BRF Brasil Foods.