Experiência de Marca

Camisetas interativas ditam tendências de brindes

A revolução é simples e barata, levando o <em>Media Apparel</em> a promover uma revolução no impacto e nos resultados das ativações de marca feitas com camisetas.

Até parece ficção científica, mas é marketing promocional. Como converter fãs de uma marca em um embaixador por meio de uma camisa tecnológica? Utilizando camisetas interativas. A revolução é simples e barata, levando o Media Apparel a promover uma revolução no impacto e nos resultados das ativações de marca feitas com camisetas, graças a uma ideia surgida de brincadeira numa univesidade.

Tudo começou com a ideia de dois jovens estudantes norte-americanos, Jared Golden e Amish Tolia. Os inventores estudavam na Universidade de Indiana e queriam encontrar um patrocinador para reduzir o custo das camisas de seus times de futebol. Acabaram desenvolvendo um novo negócio, que se transformou nas camisetas com código Bidi (um código QR) imbutido.

Esse código esconde uma promoção, que ultrapassa o ícone da marca impressa em uma camisa e transforma-o na própria estampa. Para visualizar a diversão digital, basta escanear a imagem com um Smartphone, acessando informações exclusivas e podendo participar de concursos.

Em março a empresa lançou um aplicativo para a marca de desodorantes Axe na Conferência SEC, que reúne os melhores times esportivos das universidades americanas. Assim começa o jogo: os atletas participantes usam as camisetas especiais e toda vez que um dos seus amigos estiver usando-as também, quem as identificar pode participar de promoções.

A cada participação, acumulam-se pontos que se revertem em um prêmio maior no final da competição. Ou seja: a tecnologia evolui e as boas e velhas T-Shirts não perdem o seu papel de brinde preferido de boa parte dos consumidores, tornando-se mais uma vez a pedra fundamental das campanhas promocionais.

Com um fator significativo com relação às camisetas do passado: por intermédio da tecnologia, é possível medir a eficácia da marca em cada campanha.