Fabricantes de veículos do mundo todo exibiram seus carros entre os dias 19 e 28/04, no Salão de Xangai, na China. Há dois anos o país se tornou o maior mercado consumidor de veículos, o que torna o salão do centro econômico chinês um dos mais importantes do mundo. Primeiramente o evento foi aberto para a imprensa especializada. O público pôde conferir as novidades a partir do dia 20/04.
Ao todo, 19 modelos foram apresentados pela primeira vez ao público e 75 serão lançados no mercado chinês. Cerca de dois mil carros oriundos de 20 países participaram do evento. Entre as novidades apresentadas estava o novo Volkswagen Beetle, o Chevrolet Malibu, que está previsto para chegar também no Brasil, o Buick Envision e o Citroën DS5.
Outro destaque importante foi o lançamento de um novo modelo da britânica MG Motors, o MG6. Fazia 16 anos que eles não lançavam um carro totalmente novo. Já a Audi trouxe o utilitário esportivo compacto Q3, que irá concorrer com o BMW X1.
No caso da Mercedes-Benz, a novidade foi a volta do Classe A. O novo projeto ainda está na fase de protótipo, mas adianta as linhas e todo o conceito que envolve a retomada do nome no portfólio da marca alemã.
No caso da francesa Peugeot, a aposta está no segmento de crossovers, com o conceito híbrido SXC. Na mesma linha, a Subaru trouxe o crossover XV Concept, que, segundo a fabricante, une praticidade com formas elegantes.
O Salão de Xangai nunca despertou tantos olhares como nesse ano. Além de ter sido palco de 19 lançamentos mundiais, o salão foi marcado pela presença em massa das famosas cópias. Assim como acontece com os eletroeletrônicos, os automóveis também são alvo de ”imitações” na China. O motivo? Além da falta de criatividade, o país não reconhece patentes internacionais, o que faz com que as montadoras simplesmente copiem o que é reconhecidamente um sucesso comercial.
Confira nas imagens abaixo algumas das novidades apresentadas no Salão de Xangai.