Experiência de Marca

Gramado recebe o SICC

A feira vai pautar as compras do varejo nacional especializado para o segundo semestre do ano, visto que abriga as marcas produtoras mais significativas do País que mostram suas coleções primavera/verão 2011/12.

O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) abre suas portas no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, entre os dias 31/05 e 02/06. A feira vai pautar as compras do varejo nacional especializado para o segundo semestre do ano, visto que abriga as marcas produtoras mais significativas do País que mostram suas coleções primavera/verão 2011/12, a maior temporada de venda da indústria calçadista brasileira.

Com o avanço do consumo da classe média brasileira, as empresas estão se programando para abastecer o varejo com frequentes novidades que despertem o interesse constante do consumidor. “A nossa feira acontece num momento especial da economia brasileira e as fábricas estão conscientes desta realidade e por isto estão trabalhando para oferecer as novidades ajustadas ao desejo do consumidor. Estamos prevendo um excelente período para o setor nos três dias do SICC”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC.

A importância da feira é assegurada pelos expositores que vão lançar praticamente toda a sua produção da nova temporada nos pavilhões em Gramado. “Hoje o SICC tem importância nacional. Recebemos lojistas de todo o País e temos que estar preparados para suprir as suas necessidades. Eles vêm à feira para fazer suas compras”, diz Rafael Schefer, diretor de Mercado das marcas West Coast e Cravo e Canela, de Ivoti, RS.

A feira traz um benefício extra para os calçados masculinos como é o caso da West Coast: “Aproveitamos para comercializar produtos para o Dia dos Pais, o que sempre representa uma movimentação diferenciada”, lembra Schefer. Da mesma opinião é o empresário Ricardo Muller, diretor de Calçados Miúcha, de Três Coroas (RS). Ele sabe que o lojista se desloca ao Estado para fazer a sua programação de compras para o segundo semestre do ano.

“Os lojistas vem comprar produtos para receber no máximo em 30 a 40 dias a partir do pedido, mas conhece toda a coleção e já se programa para novas compras a partir de sua necessidade posterior à feira. Hoje o consumidor está querendo sempre novidades e o lojista precisa saber onde encontrá-las constantemente, diz Muller. Ele enfatiza também que as compras realizadas no SICC seguem hoje fielmente a mesma lógica das demais feiras do setor tanto no país como em outros grandes centros. “O SICC já se consagrou como uma grande feira de lançamento para o setor, os negócios realizados na feira são fundamentais para o bom desempenho da indústria”, assinala Muller.

SICC 2010.

Para este ano, a expectativa é de que a feira alcance 30% de crescimento em relação à edição passada, mantendo assim uma taxa constante de crescimento, o que vem se registrando especialmente nas últimas três edições, quando ocorreu o direcionamento para lançamentos de calçados e de artefatos para a temporada quente.