Experiência de Marca

Respirando o marketing promocional - por Wagner Bastos

Desde 2006, Júlio Feijó tem se empenhado em disponibilizar um espaço cada dia maior para o nosso setor para que profissionais e agências tenham informações sobre tudo que ocorre de Norte a Sul do País.

Quando fui convidado para ser um dos colunistas do Promoview, confesso que me perguntei se tinha competência suficiente para encarar esse desafio. Sim porque se trata do único e maior espaço do Marketing Promocional na internet.

Me lembrei das ocasiões em que imaginei os mestres sagrados desse nosso mercado, iniciando a “construção” da Ampro – Associação de Marketing Promocional, há cerca de 15 anos atrás. Imagino que por mais que se sentissem seguros de suas posições profissionais, estavam diante de uma responsabilidade sem precedentes, mas a coragem e determinação de João de Simoni, Luis Antonio Peixoto, João Carlos Zicard e tantos outros fundadores – me perdoem não citá-los um a um – fizeram a diferença e hoje temos uma associação forte e legítima, um verdadeiro farol para o mercado promocional no Brasil.

E por isso, com muito respeito e orgulho, resolvi aceitar o convite e encarar essa tarefa, árdua porém prazerosa, de escrever semanalmente algumas linhas nesse precioso espaço, porém não poderia deixar de iniciar prestando uma homenagem ao pai desse cyber espaço e um dos ícones da promoção no Sul do País.

Desde 2006, Júlio Feijó tem se empenhado em disponibilizar um espaço cada dia maior para o nosso setor para que profissionais e agências tenham informações sobre tudo que ocorre de Norte a Sul do País, integrando também fornecedores e prestadores de serviços promocionais das mais diversas áreas, com o trabalho consistente de uma equipe que não se cansa de melhorar essa proposta, que certamente está se tornando um marco do nosso segmento, assim como a Ampro.

Com profissionais e propostas assim, o mercado se expande. Novas iniciativas são encorajadas – vem aí a revista eletrônica da Forma Editora -, agências são abertas, profissionais se especializam e empresas investem. Temos números que apontam com exatidão para um investimento superior ao da propaganda. É esse mercado que queremos e que tanto sonharam seus idealizadores em 2004.

Feijó, como membro atuante e fundador do capítulo Paraná/Santa catarinal da Ampro também se mostra incansável na defesa da profissionalização do mercado, que já oferece propostas sobre certificação, direitos-autorais, concorrência e remuneração e com isso passa a exigir das agências melhor estrutura e quando necessário maior foco em planejamento e criação, abrindo mais espaço para diversos profissionais.

O Promoview contribui como uma espécie de antena, de radar dessas atividades e se temos essa ferramenta tão eficiente precisamos dar respostas, sermos auto-críticos e cumprirmos com o papel a que nos propusemos, sem invadir a atividade de colegas. Cada um na sua. Promoção é promoção, merchandising é merchandising, incentivo é incentivo etc, etc. Só assim poderemos fazer com que as empresas entendam e se preocupem em selecionar melhor suas agências e assim gerem trabalho para vários profissionais e resultados mais efetivos.

Promovido a portal, o Promoview já pode ostentar o título de maior provedor de conteúdo promocional do Brasil mas devemos sempre lembrar que atrás da máquina tem o homem, atrás dos bits um sonho e por trás do homem e de seu sonho tem o ideal de acima de tudo contribuir para o crescimento desse mercado, um papel que Júlio Feijó pode se orgulhar de já ser reconhecido na história da promoção no Brasil.

Assim, em respeito a todos esses nomes corajosos – e a tantos outros que estão implícitos – vou encarar a responsabilidade, esperando contar com o apoio e a crítica dos colegas promocitários leitores.

Também pretendo dividir esse espaço com alguns alunos que se interessam e se destacam na disciplina e que muito têm produzido em seus conteúdos acadêmicos.
E que os anjos, protetores, amigos e santos da promoção brasileira nos ajudem a ter sempre bons assuntos para dividir com os leitores e assim provarmos que como você Júlio, nós também amamos promoção.

Wagner Bastos é especialista em marketing promocional e merchandisinG, palestrante, professor da PUC-Campinas e consultor de marketing.

Post publicado originalmente em fevereiro de 2011.