Experiência de Marca

Agência portuguesa entra no mercado brasileiro

O objetivo da empresa é, no primeiro ano de atividade, atingir um milhão de euros de faturamento, assegurados por seis projetos de <em> branding</em>.

A Brandia Central, agência de branding e comunicação portuguesa, oficializou a entrada no mercado brasileiro, com a abertura de um escritório em São Paulo dirigido por Luís Grottera. O objetivo da empresa é, no primeiro ano de atividade, atingir um milhão de euros de faturamento, assegurados por seis projetos de branding. Neste momento, como adianta Rui Trigo, presidente da Brandia Central, estão dois em andamento, um na área automóvel e outro ligado ao setor da educação.

Rui Trigo.

A entrada no Brasil é o culminar de um processo de dois anos de aproximação àquele mercado, que tem sido protagonizado por Miguel Magalhães dos Santos, responsável da área internacional da Brandia. Neste período de prospecção e até à abertura da agência em São Paulo, terão sido investidos “um milhão de euros, seguramente”, avança Rui Trigo. Neste momento a agência é constituída por uma equipe de três pessoas, que será reforçada “sempre que necessário”.

A Brandia Central Brasil é detida em 25% por Luís Grottera (ex-CEO da TBWA Brasil), ficando o restante do capital nas mãos da agência com sede em Lisboa. A agência quer, no prazo de cinco anos, chegar ao top 3 das agências de branding no Brasil. “Não vamos entrar na área da publicidade, porque aí o mercado é muito moderno”, considera o presidente da Brandia, acrescentando que a agência irá focar-se apenas na área do branding, onde “não existe verdadeiramente grande concorrência”. “Isso permite acreditar nessa projeção a cinco anos. A nossa entrada vai mexer com o mercado”.

“O processo de internacionalização arrancou em 2005 e dá agora mais um passo”, explica Rui Trigo. A agência, que quer se posicionar como uma “empresa global com sede em Lisboa”, tem também escritórios em Madrid e em Luanda. Dentro de três meses deverá anunciar a entrada noutro mercado, que o presidente da Brandia prefere, para já, não revelar. No ano passado, cerca de 25% do faturamento total (20 milhões de euros) veio dos mercados internacionais, com Angola a representar, por si só, 20%.

Fonte: MP/ Portugal.