A edição deste ano do evento “Risadaria – muito além da piada”, que nesta edição fez uma homenagem a Jô Soares, foi marcada pelo apoio dos patrocinadores para fazer o público dar boas gargalhadas com ações inusitadas de marketing promocional, criadas pela Agência Motivare, que chegaram até o metrô. Entre os dias 23 e 27/03, o RisadariaI transformou São Paulo na “capital do riso” ao apresentar atrações humorísticas, durante 12 horas, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.
Durante o festival, os patrocinadores conseguiram uma grande exposição ao utilizarem a marca para nomear locais específicos das atividades, como foi o caso do Teatro Hot Pocket Sadia, o Bar Devassa, o Palco Volkswagen e o Claro Cine. “Assim como na edição passada, achamos interessante repetir essa estratégia, uma vez que o visitante tinha contato com as marcas cada vez que consultava o folheto com o roteiro das apresentações, distribuído na entrada do espetáculo”, afirma Fauze Jibran, diretor de Operações da Motivare.
Para aumentar ainda mais a percepção do patrocínio, a Motivare desenvolveu ações de interação dessas empresas com o público. “A nossa intenção foi criar e vender atividades descontraídas para todas as marcas, uma vez que temática do evento é o humor. Para isso, tentamos transformar a mensagem da marca em alguma ação divertida que pudesse remeter aos serviços ou produtos oferecidos pela empresa ao consumidor” destaca Peco Porto, diretor de Criação da agência.
Hot Pocket Sadia
Na quarta-feira (23/03), antes mesmo da estreia do evento, as pessoas foram surpreendidas com uma prévia do festival no horário de pico na estação do metrô Paraíso, em São Paulo, com os Hot Pocket Shows Risadaria. A ação divertiu o público durante três dias com a apresentação dos semifinalistas do 1º Campeonato Brasileiro de Stand-Up Comedy e também com o “Momento quem se vira dá bem”, em que os escolhidos sorteavam uma cena e o autor da melhor solução faturava um par de convites para curtir as atrações.
Essa mesma ação também foi realizada em todos os dias do evento permitindo aos visitantes do pavilhão faturar ingressos para as concorridas apresentações do Teatro Hot Pocket Sadia. Seguindo a mesma linha de humor, a marca realizou anúncios comerciais ao vivo, ao utilizar atores desconhecidos para representar situações complicadas do cotidiano durante o evento, revelando para o público somente após a encenação.
Claro
Para impactar os visitantes, a marca realizou três grandes ações de marketing promocional, em parceria com a Samsung, para promover o lançamento do Samsung Galaxy Tab. Em uma delas, denominada “Imitação Fenomenal”, a operadora deu um tablet para a pessoa que fez a melhor imitação do fenômeno em um painel montado para divulgar o Twitter ClaroRonaldo.
Seguindo essa estratégia bem-humorada, a marca também montou uma cabine telefônica para os visitantes pedirem para um ator profissional passar trotes aos seus amigos. Com fones de ouvido, as pessoas acompanhavam a ligação e davam muitas gargalhadas.
O Samsung Galxy Tab também foi promovido por meio do jogo “Piada ligada”, em que o visitante manuseava o tablet para selecionar um personagem e um local, para, então receber uma piada que remetia a um dos pacotes oferecidos pela operadora. Após isso, era encaminhado para o Simulador Claro para verificar o plano mais adequado ao seu perfil.
Volkswagen
Para aguçar a curiosidade das pessoas nas ruas, os carros da marca que levaram os artistas para o evento foram adesivados com ilustrações divertidas que remetiam a temática do projeto. Durante o festival, um fotógrafo fez cliques das pessoas dentro dos automóveis para exibir no perfil do evento no Facebook.
A empresa também promoveu o “Concurso de Balões”, em que as pessoas podiam ganhar uma miniatura do carro Tiguan, exposto no evento, ao acertar o número de bexigas presentes no porta-malas do automóvel. Para finalizar, a marca disponibilizou um conjunto de ringtones com buzinas engraçadas, que os visitantes poderiam baixar ao se conectarem com tótem Bluetooth da marca.