O Groupon está trabalhando com a empresa Visible Computing e a agência Blackjack Promotions, no UK, com o objetivo de lançar uma ação inovadora para trazer pessoas ao website de compras coletivas no Reino Unido. A proposta, num primeiro olhar, parece uma simples e tradicional distribuição de folhetos informativos, mas os ditos flyers contém uma tecnologia especial chamada Vizkey. Esta consiste em um pequeno dispositivo com USB que pode ser plugado em qualquer PC com Windows, levando os usuários diretamente à área de registro no Groupon.co.uk e encorajando-os a se cadastrar.
A tecnologia Vizkey foi criada e patenteada pela Visible Computing, e fornece soluções integradas para que os consumidores sejam direcionados a um website específico, garantindo-lhes acesso imediato a conteúdo exclusivo e personalizado. Ponto crucial dos projetos, Vizkey também permite às empresas contratantes acompanhar o número de pessoas que efetivamente foi até o fim no processo, obtendo informações super-relevantes dos clientes por intermédio do número de identidade de cada um dos dispositivos.
No início de março houve um dia de ação numa das áreas mais movimentadas da City, em Londres – a estação de Liverpool Street. Esta teve como objetivo testar e identificar a taxa de click-throughs no site do Groupon e visualizar o potencial de usuários a serem atingidos, a fim de seguir investindo na campanha em outras localidades do Reino Unido ao longo de 2011.
A atividade de distribuição será feita por promotores, porém a equipe da Blackjack foi intensivamente treinada e vai estar presente nos locais, para explicar aos consumidores exatamente como utilizar o dispositivo USB.