A Diageo, do mercado de bebidas alcoólicas, pretende simplificar o conceito de mixabilidade – mistura de diversos ingredientes que resultam em uma combinação harmônica e única – e mostrar que é possível utilizar produtos do dia a dia em drinques surpreendentes. Para isso lança o programa Mix It, liderado pelas marcas de vodka, saquê, cachaça e gim da Diageo: Smirnoff, Ketel One, Cîroc, saquê Jun Daiti, gim Tanquera e cachaça Fulô.
“Nosso objetivo é promover uma quebra de paradigmas, ao estimular a cultura da mixabilidade e o ritual de preparar bebidas entre os brasileiros”, comenta a diretora de Marketing da Diageo, Tânia Cesar. “O Brasil ainda não é um mercado maduro na arte de preparar coquetéis e vamos utilizar toda a nossa experiência para abrir o leque de possibilidades na criação de drinques, pois temos ingredientes muito acessíveis no Brasil, além do fato do brasileiro ter muita criatividade para usá-los”, completa.
A campanha, idealizada pela Plano1, contará com um portal, criado pela Wunderman, que estreia no dia 1º/04, com três canais de interatividade. O canal “O que você tem em casa” permite ao consumidor indicar os produtos que tem em casa e, com as informações, ter acesso a diversas receitas de drinques simples e práticos.
Já a escolha de drinques por “Ocasiões” oferece diferentes cenários: festas, churrascos, praia ou até uma reunião com os amigos. Conforme a escolha do local, o site disponibiliza os drinques que mais combinam com cada situação. Mas, se a ideia é explorar experiências sensoriais, o canal Intuição faz um convite aos que desejam realizar uma viagem por meio de formas, sons e cores para a criação de seu drinque. Todas as receitas do site são exclusivas e o responsável é o mixologista Marcio Silva.
Todas as receitas elaboradas poderão ser compartilhadas nas redes sociais e os apaixonados pelas misturas também poderão reproduzir combinações já consagradas, por meio de 50 receitas disponíveis no portal. E, para movimentar ainda mais o site, periodicamente, o Mix It apresentará um bartender conceituado, que dará dicas, dividirá novidades e falará um pouco sobre o mundo de possibilidades e sabores.
Paralelamente ao lançamento do site, a JWT criou uma campanha com filmes, que vão ao ar na TV a cabo, estrelados pelo ator de stand up comedy Warley Santana. Com muito humor, ele “invade” eventos informais, como um churrasco e um jogo de futebol e apresenta opções de misturas simples para drinques diferenciados, que transformam um momento aparentemente comum em um acontecimento inesperado, apoiarão o programa.
Programa de Ativação
O projeto inclui um programa completo de ativações em todos os pontos de contato com o consumidor. O cardápio elaborado pelo mixologista Marcio Silva, com receitas simples e deliciosas, estará disponível em 120 bares de baladas de todo o País. Os bartenders e equipes dessas casas serão treinados pela Diageo para trabalhar com as inúmeras possibilidades deste universo de drinques.
Já em supermercados e delicatessens, um display interativo com promotoras mostram aos consumidores como preparar drinques de uma maneira bastante didática.