Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), a SOS Mata Atlântica, por intermédio do programa Rede das Águas, desenvolve e apoia ações e eventos. Entre as atividades previstas estão a oficina “Por Dentro do Projeto Tietê”, direcionada a 400 alunos da rede pública de Araçariguama (SP); a III Jornada pelo Tietê, que foi realizada entre os dias 14 e 19/03, com caminhada na Estrada Parque de Itu no sábado; a “Semana da Água de Osasco”; a palestra “Observando o rio Jaguari”, em Extrema (MG); e o seminário “A Revisão do Código Florestal e Consequências”, no dia 24/03, em São Paulo; além de um encontro regional do Projeto Água de Viver, em Curitiba (PR), e de um café da manhã da Frente Parlamentar Ambientalista sobre Água, em Brasília (DF).
As atividades abordam temas como a despoluição e monitoramento de rios e bacias, uso sustentável da água, matriz energética brasileira, navegabilidade e produção de alimentos e impactos das mudanças no Código Florestal. “A conservação das nossas florestas está totalmente ligada à qualidade e quantidade da água. Sem floresta não há água e vice-versa”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas.
Conexão Mata Atlântica
Também em comemoração ao Dia Mundial da Água, a SOS Mata Atlântica realiza um bate-papo on-line em sua rede social, a Conexão Mata Atlântica. O evento contará com a participação da presidente da Sabesp (companhia de águas de São Paulo), Dilma Penna, que falará sobre os desafios na luta pela universalização do saneamento no estado e pela despoluição do Tietê, além do trabalho da companhia.