Os idosos representam um setor forte da economia dos EUA, segundo a Nielsen. Uma pesquisa realizada recentemente indicou que famílias com idosos ativos gastam em média 4,4% a mais por ano do que outras famílias. Não é nenhum segredo que os avós gostam de gastar com seus netos. Quase 40% dos pesquisados pela Nielsen declararam que boa parte dos seus gastos são realizados em prol deles, com a compra de roupas ou alimentos.
O dado mais importante levantado pela pesquisa, indica que ao longo dos próximos anos este grupo vai se tornar um segmento de consumidores ainda mais poderoso. Os atuais 69,6 milhões de avós norte-americanos vão aumentar em 11% até 2015, apenas naquele país.
Um dos efeitos da recessão nos EUA tem sido um aumento no número de avós vivendo com parentes mais jovens. De acordo com um estudo de março 2010, o número de americanos que passaram a viver com parentes subiu para 49 milhões desde 2008, representando 16,1% da população.
Esta tendência, apesar de ser negativa por refletir o empobrecimento da população, permite que haja uma maior exposição da população sênior aos meios de comunicação digital. Tradicionalmente, os idosos foram os retardatários do uso da internet, mas ao viver numa casa com várias gerações de jovens imersos no mundo digital, é natural que estes aprendam por proximidade.
A pesquisa da Nielsen chama a atenção para que as empresas estejam atentas a este fato na hora de realizar suas campanhas e projetar novos produtos. É fundamental estar ciente do crescimento dessa população e as suas preferências para a decisão de compra, além da influência que certamente vão sofrer de outros grupos etários.