A Nike acionou a Justiça holandesa para fazer o brasileiro Robinho voltar a exibir sua marca. A empresa americana tomou a decisão após o atacante do Milan ter ocultado a logomarca da grife em suas chuteiras em partidas realizadas em dezembro do ano passado, pelo campeonato italiano.
O jogador e o “gigante” dos artigos esportivos divergem quanto a duração do contrato assinado em 2005. Robinho entende que o acordo chegou ao fim no ano passado. A Nike garante que uma cláusula de renovação automática estendeu a validade do documento até 2014, quando a Copa do Mundo será disputada no Brasil.
As informações são da Folha de São Paulo. Segundo matéria publicada na edição do dia 04/03 do jornal, o contrato entre as partes tem duas versões, que seriam contraditórias: pelo texto em português, Robinho e Nike deveriam negociar a renovação em dezembro de 2010; já em inglês, o documento confere à empresa americana o direito de prorrogar o vínculo por mais quatro anos, pelos mesmos valores acertados em 2005.
Responsável pela redação do contrato em ambas as versões, a Nike acionou a Justiça da Holanda, onde fica a sede europeia da companhia. Na primeira audiência realizada, em janeiro, o jogador foi derrotado. A sentença determinou que o atacante do Milan voltasse a exibir a marca e estabeleceu uma multa de 300 mil euros por dia de descumprimento do acordo.
Os advogados de Robinho, no entanto, seguem tentando derrubar a decisão e estudam trazer a disputa também para tribunais brasileiros. A parceria entre o atacante e a Nike teve início em 2002.
A ausência de Robinho foi a principal surpresa na convocação da Seleção Brasileira para o jogo contra a Escócia, anunciada na quinta-feira (03/03). O jogador atuou como capitão da equipe nas cinco partidas feitas sob o comando do técnico Mano Menezes até aqui.
O treinador disse que deixou o atacante do Milan de fora da lista para dar-lhe um “descanso”, em virtude do grande número de partidas que ele tem disputado recentemente. Mano disse contar com Robinho para os futuros compromissos da Seleção.