Pela segunda vez na Bahia, o projeto “Tudo de cor para você”, da Coral, chega a Porto Seguro para restaurar mais um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ação conta com a participação de 300 colaboradores da AkzoNobel – empresa detentora da marca de tintas decorativas Coral – para a realização da pintura de mais de 150 fachadas que serão beneficiadas na Cidade Histórica, Passarela do Descobrimento e na Rua Marechal Deodoro.
O projeto chegou pela primeira vez ao Nordeste na cidade de Salvador, onde restaurou mais de 50 casarões do Pelourinho. Entre as outras cidades que receberam o “Tudo de cor para você” estão Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Santarém (PA) e Porto Alegre (RS).
Segundo o secretário de Turismo de Porto Seguro, George Augusto Jones, o projeto chegou para revitalizar o casario histórico que compõe os principais pontos turísticos da cidade. “O projeto da Coral merece aplausos por envolver a comunidade, que ganha ainda a oportunidade de adquirir uma nova formação profissional”, destaca.
Já o diretor de Marketing para América Latina da AkzoNobel, Benito Berretta, destaca a importância da cidade para o turismo. “Promover uma renovação de casas que contam a nossa história, desde os primeiros passos dos portugueses aqui, é muito gratificante”, comenta.
Para dar início ao trabalho, a Coral pediu para a Associação dos Arquitetos e Urbanistas da Costa do Descobrimento (ARCODE) um estudo criterioso da paleta de cores a ser utilizada, estudo esse aprovado pelo IPHAN. A Coral levou em consideração as impressões dos descobridores do Brasil, em especial de Pero Vaz de Caminha que, ao chegar em Porto Seguro, em 1500, registrou em carta endereçada ao rei de Portugal o que foi encontrado nesta nova terra.
O projeto interage com a população local e, além de indicar as cores a serem usadas em cada imóvel, a equipe da Coral também envolve os proprietários na escolha delas. A cada atuação do Tudo de cor para você, uma turma formada por moradores da localidade passa por um programa de capacitação prático e teórico em pintura, recebendo ao fim do projeto um certificado profissionalizante que visa contribuir com a inclusão social e profissional destes moradores. Nesta edição, 15 pessoas foram capacitadas.