O continente europeu está provando, mais uma vez, que ações de marketing promocional são imprescindíveis em momentos de crise. Agora, você já imaginou entrar num banco para abrir uma conta salario e sair de lá com uma máquina de café como brinde? Pois é isso mesmo! Em terras lusitanas, por exemplo, longe vão os tempos em que a escolha de um cartão de crédito, conta salario, depósito a prazo ou crédito à habitação se resumia exclusivamente a olhar para a taxa de juro, ‘spread’ ou comissões cobradas.
A crise da dívida atingiu em cheio os bancos. Os sucessivos cortes de ‘rating’ da dívida da República e da dívida das instituições financeiras, pelas agências de avaliação financeira “secou” ou agravou as condições de acesso dos bancos ao financiamento nos mercados internacionais. A captação de recursos junto dos clientes tornou-se assim uma prioridade para as instituições bancárias nacionais.
Por isso, acontece um verdadeiro “boom” de campanhas promocionais nos produtos bancários. “Os bancos estão em franca concorrência pelos depósitos e, sobretudo, pela relação com clientes. Estes brindes podem auxiliar na escolha um banco em detrimento do outro”, justifica Filipe Garcia da IMF. Segundo o mesmo especialista, “estas ofertas ajudam a tangibilizar o serviço e a reforçar a ligação emotiva entre o banco e o cliente”.
Muitas instituições apostam em campanhas promocionais onde oferecem máquinas de café, iPod, ‘vouchers’ para férias ou bilhetes de cinema na subscrição de produtos. Na maior parte dos casos para garantir o brinde basta autorizar o depósito do salário na instituição, aderir a um cartão de crédito, subscrever um depósito ou celebrar um contrato de crédito para compra de imóvel ou veículo. Atenta a este movimento promocional, Ariane Feijó correspondente do Promoview na Europa, sediada em Lisboa, pesquisou os maiores bancos nacionais e encontrou ações promocionais em nove instituições.
Em uma das instituições onde foi identificado um maior leque de promoções ao abrir uma conta o correntista recebe uma máquina de café Delta Qosmo. Mas, também terá vantagens ao subscrever outros três produtos do banco. Segundo fonte oficial do Banco Popular, desde 2009 que o banco recorre a brindes para promover os seus produtos. “A taxa de adesão a campanhas que envolvem brindes é claramente superior às que não se apoiam neste “instrumento” de marketing”, admite o banco espanhol.
No Barclays, ao aderir até final deste ano aos cartões de crédito Barclays Gold Free For Life ou Platinum e efectuar uma compra nos dois primeiros meses é-lhe oferecido um iPod Shuffle. Já o Montepio, na campanha “Montepio Natal com Música” os 50 clientes que obtiverem o maior volume de movimentação entre o início de Outubro e o final do Dezembro de 2010 nos cartões de crédito MEGA, Classic ou Premier recebem um iPod Shuffle.
Também no crédito para compra da casa própria existem campanhas promocionais. O BBVA dá 200 euros todos os meses ao longo do primeiro ano do contrato de crédito à habitação. Contudo, para se beneficiar desta campanha, é necessário que o empréstimo seja de pelo menos 120 mil euros.
Ter mais idade também é sinônimo de brinde em alguns bancos. É o caso do Montepio que faz um sorteio de três vouchers de viagem, no valor de 5.000 euros cada, entre os clientes que subscrevam pelo menos 1.500 euros num dos planos da instituição em 2010.
Ter mais idade também é sinônimo de brinde em alguns bancos. É o caso do Montepio que faz um sorteio de três ‘vouchers’ de viagem, no valor de 5.000 euros cada, entre os clientes que subscrevam pelo menos 1.500 euros em uma aplicação em 2010. Já o BBVA oferece bilhetes de cinema e uma cesta com produtos ‘gourmet’ aos clientes com mais de 59 anos que abrirem conta por lá.
O público jovem têm direito a brinde no Santander e no BES. Ao abrir a “Conta a Crescer” do Santander a criança tem direito a um livro, Pack de CD’s ou MP4. A promoção é válida para um depósito de 125 euros e permanência de 24 meses. Já o BES oferece um cofre porquinho, gift largamente distribuido no século passado aqui no Brasil.