O potencial turístico de São Luís, capital do Estado do Maranhão, será pauta para designers e diretores de arte de todo o Brasil se inspirarem para participar da “Concorrência Nacional Aberta” para a criação da “Marca Turística” da cidade de São Luís, lançada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Desenvolvida e realizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, entidade de classe do setor, a concorrência tem o objetivo de envolver profissionais que sejam referência em comunicação visual, alavancando a divulgação da Marca de São Luís e, por consequência, a visibilidade da cidade no cenário turístico nacional.
A Concorrência para criação da Marca Turística é uma das etapas do Plano Estratégico de Marketing Turístico para São Luís, que está em fase de desenvolvimento e implementação pelo consórcio Chias Marketing e Máquina Public Relations, para a promoção de São Luís como destino turístico no mercado nacional. “A criação da Marca Turística é uma das ações que temos feito para que São Luís se consolide como um destino turístico competitivo e capaz de atrair novos turistas, além de fidelizar os que já visitam a cidade, seja a lazer ou a negócios”, explica o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Liviomar Macatrão.
A partir de pesquisas e relatórios realizados pela Chias Marketing – que criou os planos estratégicos de marketing do Brasil (Plano Aquarela/ Plano Cores do Brasil/ Marca Brasil) e da Espanha, entre outros – a Concorrência Nacional Aberta será feita em duas fases. A primeira fase teve início no dia de ontem (25/10), quando profissionais e escritórios interessados em participar efetuarão as inscrições e enviarão seus portfólios para avaliação de uma Comissão Técnica, até o dia 08/11. A segunda fase irá ocorrer com a seleção dos cinco profissionais/escritórios finalistas, autores dos melhores portfólios, que receberão um briefing da Comissão Técnica para a criação da Marca Turística de São Luís.
“A ideia é democratizar esse processo de criação, abrindo uma concorrência em que possam participar profissionais maranhenses, mas também de outras partes do Brasil. E como pretendemos para São Luís o melhor que o turismo pode oferecer, por que não os melhores profissionais de design e direção de arte para produzir essa Marca, que será referência para São Luís?”, destacou Liviomar Macatrão, da Setur.
R$ 50 mil em prêmios
Cada profissional/ escritório deverá criar duas marcas, que serão avaliadas por um Júri Técnico formado por profissionais da área de design gráfico no Brasil, da Máquina Public Relations, da Chias Marketing e da Prefeitura Municipal de São Luís. As melhores marcas irão para pré-teste, a ser realizado por um instituto de pesquisa especializado no assunto. A partir do pré-teste será definida a Marca Turística de São Luís.
O total em prêmios será de R$ 50 mil, sendo R$ 25 mil para o escritório/profissional vencedor final, e R$ 5 mil para cada um dos cinco finalistas, de acordo com a avaliação da comissão técnica.
No total foram 85 inscrições.