Dar uma boa gargalhada faz muito bem para a saúde, pois aumenta a circulação sanguínea, diminui os níveis de estresse e mexe com vários músculos do corpo. Além disso, o bom humor torna mais leve os momentos e acontecimentos difíceis de nossas vidas.
Na internet, por intermédio das redes sócias, principalmente, pelo Twitter, o humor é instantâneo e divulgado para milhares de pessoas. Assuntos diversos viram comentários bem humorados de comediantes famosos e anônimos por meio do microblog.
Diante dessa realidade, o 6º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH) tem como tema “Twittando e Rindo: sobre internet, Twitter, redes sociais e humor”. O objetivo é discutir o humor nas redes sociais, as formas como as pessoas comentam sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo de forma bem humorada na internet.
O encontro será no dia 04/11, a partir das 19h30, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). O evento é realizado pela Estação do Saber, com coordenação de Júlia Ramalho Pinto e Salomão Terra, patrocínio do Uni-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.
Para debater o assunto, a 6ª edição do Encontro contará com a presença do psicanalista, Antônio Teixeira e dos criadores do site de humor “Mundo Canibal” e de animações como “Avaiana de Pau” e “Monstro Jackson”, os irmãos Rodrigo e Ricardo Piologo.
Em um papo bem humorado e descontraído, enquanto Antônio Teixeira explica o que é humor sobre a ótica da psicanálise, os criadores do site contam suas experiências na internet utilizando, como eles mesmos afirmam, de um “humor incorreto”.
“O humor incorreto se utiliza de uma linguagem mais adulta e do humor negro. A gente, às vezes, exagera. A ideia no “Mundo Canibal” e de nossas redes sociais é que as pessoas se divirtam sem levar as coisas a sério. Não queremos conscientizar ninguém”, explicam os irmãos Piologo.
Para instigar o público e propor uma reflexão à população belo-horizontina os organizadores do 6º ETC-BH realizarão em algum lugar da capital mineira a intervenção urbana, “Palavra na Cidade”.
Em sua 4ª edição, a intervenção propõe aos twitteiros e internautas que enviem por intermédio dos twitters (www.twitter.com/@pegueTT), (www.twitter.com/@arpjulia), (www.twitter.com/@ETC_BH), ou do site, uma mensagem bem humorada e engraçada (até 140 caracteres), sempre com o código “#EuRi”.
Na manhã do dia 03/11, essas mensagens serão entregues para as pessoas que passam pelas ruas de Belo Horizonte. O local onde acontecerá a intervenção será divulgado por meio do microblog (www.twitter.com/arpjulia). A “Palavra na Cidade” é coordenada pela Assistente Social, Camila Tuti.