A Reciclage participou da Feira do Empreendedor RS, que aconteceu de 09 a 12/09, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, mostrando que do lixo podem surgir boas oportunidades. O grupo reaproveita jornais e os mais variados tipos de resíduos para produzir sacolas, niqueleiras, porta-copos, enfeites e outros “brindes ecológicos”. Os produtos costumam ser encomendados, basicamente, por empresas para presentearem clientes e colaboradores.
A maior parte dos artigos é feita por detentos do Instituto Penal de Viamão, que são remunerados de acordo com as vendas. A sacola confeccionada de jornal recebe um reforço de papelão e camada impermeabilizante e não suja as mãos, como poderiam temer alguns consumidores, comenta Ricardo Rocha, um dos sócios da Reciclage.
Há também potes pintados com motivos diversos, resultado do reaproveitamento de latas de mantimentos – esses, feitos por uma das sócias do grupo. Caixas de leite em Tetra Pak são outra fonte para o trabalho, assim como latas de leite condensado, bobinas de papel, tampinhas de garrafa, fita de videocassete, entre outros artigos que a população costuma jogar fora sem pensar duas vezes.
“Fazemos um negócio social”, define Rocha. “Nosso principal desafio é a mudança de mentalidade, no sentido de alertar que as coisas podem ser reaproveitadas. Por isso, começamos a formatar oficinas para escolas, pois ensinando as crianças estaremos formando pessoas mais conscientes”, diz ele.