O instinto de ajudar o próximo está presente na vida de muitas pessoas. No entanto, às vezes por falta de tempo ou por não saber onde fazer as doações, este ato de bondade acaba não acontecendo. No caso específico da doação de roupas, em Nova York este problema acabou. A Method, marca americana de produtos de limpeza, colocou nas ruas da cidade um caminhão lavanderia.
Com uma pintura bastante chamativa, paredes transparentes e uma máquina de lavar móvel, o caminhão carregava o slogan “Wash Smart, Give Smart.” Tudo o que as pessoas precisavam fazer era entregar a roupa nova ou seminova para a equipe de lavagem, que lavava e secava as roupas ali mesmo, enquanto buscavam mais doações.
As peças lavadas eram descarregadas nas bases da “New York Goodwill”, que foi responsável pela revenda das roupas. As pessoas que estivessem passando pelas ruas também eram encorajadas a tirar uma peça de roupa do próprio corpo para doar. A ação que durou três dias premiou as 200 primeiras pessoas que doaram com uma garrafa de detergente da marca. Os doadores ainda receberam samples, jogos e uma foto dentro da máquina de lavar ambulante.
A ação de responsabilidade social aconteceu por vários dias logo após o fim do inverno, época em que as pessoas tendem a se desfazer de roupas. Há dados que indicam que nos EUA as pessoas se defazem de cerca de 70 toneladas de roupa por ano. As doações foram feitas para diversas instituições, como hospitais, e o dinheiro revertido para ONGs e associações de assistência a pessoas carentes.