Experiência de Marca

Umbigo do Mundo cria gifting para o Unomarketing

Todas as pessoas que compareceram à Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente, que aconteceu na Fecomério, em São Paulo (SP), de 28 a 30/09, foram estimuladas a pensar sobre o aspecto mobilizador da sustentabilidade por intermédio de seus próprios desejos.

Todas as pessoas que compareceram à Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente, que aconteceu na Fecomério, em São Paulo (SP), de 28 a 30/09, foram estimuladas a pensar sobre o aspecto mobilizador da sustentabilidade por intermédio de seus próprios desejos.

Momentos de relaxamento foram realizados no Unomarketing.

A árvore dos desejos, os contadores de história, que vão juntando pessoas ao seu redor, e o pássaro, como agente polinizador, foram as inspirações da Umbigo do Mundo na concepção da ação de gifting para a Unomarketing 2010. A agência desenvolveu e implementou uma ação comprovando que gifting abrange a complexa relação “dar-receber-retribuir” e envolve sensações, benefícios, emoções.

Na entrada da feira, uma árvore de 1,80m feita de jornal (trazer a sensação de natureza aproveitando recursos recicláveis): a Árvore dos Desejos, produzida pelos integrantes do Projeto Oficina Boracea (São Paulo – SP). Ao lado da Árvore, tags para que os participantes da Unomarketing escrevessem seus desejos e os pendurassem nela, e computadores para que as pessoas pudessem fazê-los circular por meio do Twitter.

Na Árvore dos Desejos os visitantes puderam deixar os seus desejos.

No andar superior, ao sair das palestras, os participantes eram convidados por professores de Tai chi chuan a executar alguns movimentos relacionados com a árvore, a terra e o ar (pássaros): performances inspiradas no “efeito circular flash mob” – mobilizações ancestrais para multiplicações contemporâneas.

De acordo com uma lenda japonesa, quem fizer mil origamis do pássaro tsuru, com o pensamento voltado para aquilo que quer alcançar, terá bons resultados. E esse foi o gift que a Umbigo do Mundo concebeu: um kit com folhas e explicações para montar o tsuru, para que os desejos de cada um pudessem ser alcançados.

O "pássaro tsuru" foi o gifting criado pela Umbigo do Mundo para o Unomarketing.

“A ação de gifting no Unomarketing personifica por meio dos sentidos o espírito do evento: a mensagem “você é o que você deseja” permeou todo o evento, com música, Tai Chi Chuan, a árvore dos desejos, o Twiter e o presente, com o espírito do faça você mesmo!”, declara Paula Faria, diretora da Sator Eventos.

Para esta ação a Umbigo do Mundo contou com a parceria de Estudio Angels, Personal Press, Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e cultura oriental – SBTCC, Matavelli gráfica e editora e Mirna Grzich.