Todas as pessoas que compareceram à Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente, que aconteceu na Fecomério, em São Paulo (SP), de 28 a 30/09, foram estimuladas a pensar sobre o aspecto mobilizador da sustentabilidade por intermédio de seus próprios desejos.
A árvore dos desejos, os contadores de história, que vão juntando pessoas ao seu redor, e o pássaro, como agente polinizador, foram as inspirações da Umbigo do Mundo na concepção da ação de gifting para a Unomarketing 2010. A agência desenvolveu e implementou uma ação comprovando que gifting abrange a complexa relação “dar-receber-retribuir” e envolve sensações, benefícios, emoções.
Na entrada da feira, uma árvore de 1,80m feita de jornal (trazer a sensação de natureza aproveitando recursos recicláveis): a Árvore dos Desejos, produzida pelos integrantes do Projeto Oficina Boracea (São Paulo – SP). Ao lado da Árvore, tags para que os participantes da Unomarketing escrevessem seus desejos e os pendurassem nela, e computadores para que as pessoas pudessem fazê-los circular por meio do Twitter.
No andar superior, ao sair das palestras, os participantes eram convidados por professores de Tai chi chuan a executar alguns movimentos relacionados com a árvore, a terra e o ar (pássaros): performances inspiradas no “efeito circular flash mob” – mobilizações ancestrais para multiplicações contemporâneas.
De acordo com uma lenda japonesa, quem fizer mil origamis do pássaro tsuru, com o pensamento voltado para aquilo que quer alcançar, terá bons resultados. E esse foi o gift que a Umbigo do Mundo concebeu: um kit com folhas e explicações para montar o tsuru, para que os desejos de cada um pudessem ser alcançados.
“A ação de gifting no Unomarketing personifica por meio dos sentidos o espírito do evento: a mensagem “você é o que você deseja” permeou todo o evento, com música, Tai Chi Chuan, a árvore dos desejos, o Twiter e o presente, com o espírito do faça você mesmo!”, declara Paula Faria, diretora da Sator Eventos.
Para esta ação a Umbigo do Mundo contou com a parceria de Estudio Angels, Personal Press, Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e cultura oriental – SBTCC, Matavelli gráfica e editora e Mirna Grzich.