Experiência de Marca

"Reciclando para o Amanhã" no Raposo

Com o intuito de disseminar entre clientes, lojistas e colaboradores princípios da educação ambiental e da sustentabilidade, o projeto do Raposo Shopping, intitulado "Reciclando para o Amanhã", lançado em 2007, avança agora uma nova etapa – desta vez, mais agressiva.

Com o intuito de disseminar entre clientes, lojistas e colaboradores princípios da educação ambiental e da sustentabilidade, o projeto do Raposo Shopping, intitulado “Reciclando para o Amanhã“, lançado em 2007, avança agora uma nova etapa – desta vez, mais agressiva.

“As peças desta nova campanha chegam com abordagem mais direta. São, ao mesmo tempo, convidativas e na medida certa para impactar a todos sobre práticas fundamentais que vão colaborar com o futuro do planeta”, informa a gerente de marketing do Raposo Shopping, Kelly Seixas.

Espalhados pelo shopping, diversos materiais divulgam mensagens ambientais e indicam os locais adequados para o depósito de materiais recicláveis, incluindo lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. Especificamente para o público interno, foram desenvolvidos encontros e palestras cujo objetivo é conquistar maior adesão para as práticas propostas pelo Raposo Shopping.

Como incentivo, esse público ganha brindes que remetem à boa saúde do planeta, tais como blocos de anotação em papel reciclável, bolinhas anti-stress em formato de globo terrestre, além de cartilhas sobre reciclagem.

Já para os visitantes e clientes, uma série de oficinas de reciclagem gratuitas incentivará, com muita arte, o reaproveitamento de materiais. A garotada também será convocada a aprender um pouco mais sobre natureza e preservação, com o evento “O Pequeno Tarzan”, que trará muitas brincadeiras, numa graciosa floresta montada na Praça de Eventos, até 17/10.

Placar da Reciclagem

A nova campanha se estende por todo o shopping. Entre as peças inovadoras, destaca-se o “Placar da Reciclagem”, painel montado em local interno de grande fluxo, que registrará a quantidade de material coletado para reciclagem e o quanto este total representou no mês em economia para a natureza. Por exemplo, cada 50 kg de papel reciclado salva uma árvore derrubada; 50 kg de metal reciclado evitam que sejam extraídos do solo 5.000 kg; cada um kg de plástico reciclado evita a emissão de 1,5 kg de gás carbônico na atmosfera, e cada um kg de vidro reciclado garante um kg de vidro novo. O “Placar” funcionará como uma espécie de motivador, pois todos poderão conferir o quanto estão colaborando com a reciclagem.

E, ainda, mesas da Praça de Alimentação, mobiliário dos  banheiros, corredores, lixeiras e containeres, entre vários outros pontos, servirão de mídia para a veiculação de mensagens ambientais ou sinalização para descarte de diferentes materiais. Segundo a gerente de marketing, a meta é fazer com que toda a cadeia operacional do shopping – que inclui lojistas e colaboradores – participe ativamente da campanha. “Queremos reciclar 81,4 toneladas até final de 2010”, projeta.