A Expoboné (Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares) foi aberta ontem (24/08), e segue até sexta (27/08), no IBC Vila Nova, em Apucarana (PR), eleita a capital nacional do boné. A expectativa é receber cerca de cinco mil visitantes e movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios. Esta é a quarta edição da feira, promovida pela Anibb (Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares), com o apoio do Arranjo Produtivo Local de Apucarana e Prefeitura Municipal de Apucarana.
O evento é considerado a grande vitrina de exposição de tecnologia, matérias primas e acessórios para setor produtivo de bonés, camisetas e similares para a América Latina. A feira abriga ainda um setor destinado à apresentação de produtos fabricados em Apucarana, o maior pólo produtor do boné no País, voltados aos segmentos promocionais, magazines e marcas próprias.
A principal atração da Expoboné 2010 será o Talk Show com o ícone da moda brasileira, Alexandre Herchcovitch. No dia de hoje (25/08), às 19hs, o estilista vai mostrar a trajetória do boné, que passou de um utilitário do mundo esportivo para um acessório importante da moda. Herchcovitch dará ênfase às tendências nacionais e internacionais onde os bonés e derivados estão inseridos, principalmente aliados à moda jovem.
Mercado
Oficializada Capital Nacional do Boné em maio desse ano, Apucarana é responsável por 80% da produção brasileira do acessório, sendo reconhecida pela vanguarda na confecção desde o início da década de 70. São 200 fábricas de pequeno, médio e grande porte associadas ao Arranjo Produtivo de Bonés, cuja produção mensal é de seis milhões de bonés e dois milhões de camisetas. Cerca de 50% da mão-de-obra economicamente ativa de Apucarana é empregada no setor de confecções em geral e do boné. A cadeia produtiva total abrange 582 indústrias envolvendo 15 mil trabalhadores.