A Biruta Mídias Mirabolantes, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e outras instituições, organizaram a festa do 56º aniversário do Parque Ibirapuera, o maior e mais frequentado parque da cidade, que foi comemorado nos dias 21 e 22/08. Os paulistanos contaram com uma programação gratuita recheada de atrações. A festa – que teve o tema “Vida, Movimento e Convivência” – contou com um grande baile da banda Funk como Le Gusta, no sábado, e, no domingo, foi organizado um grande piquenique coletivo, uma prática que aos poucos vem se tornando tendência no País.
Somente no domingo, mais de 120 mil pessoas passaram pelo parque. Já a participação dos paulistanos no grande piquenique coletivo surpreendeu a expectativa dos organizadores, que esperavam um público de cinco mil pessoas e mais de 15 mil compareceram ao evento.
O público contou com atrações como recreação infantil, Standup Comedy, atividades circenses e de mágica, bandas, gincanas para toda a família, cama elástica, aula de alongamento e parede de escalada. Dois grupos de choro, formados por alunos da Escola do Auditório do Ibirapuera e integrantes da Orquestra Brasileira do Auditório, animaram o público, além da Caminhada do Consumo, promovida pela Umapaz, com o objetivo de mostrar os cuidados especiais que o Parque precisa no dia a dia.
Segundo Romulo Groisman, diretor de Relacionamento da Biruta Mídias Mirabolantes – uma das organizadoras do evento –, “Foi uma grande satisfação para a empresa participar da comemoração do aniversário do Parque Ibirapuera. A Biruta chegou a São Paulo há cinco anos e tem consciência da importância desse mercado para o crescimento dos seus negócios. O evento do Ibirapuera só reforça nossa atuação na cidade”.
Já a NET, apoiadora do evento, avalia a participação no 56º aniversário do Parque Ibirapuera de forma bastante positiva. Para o gerente Comercial da NET São Paulo, Marco Delgado, estar no Ibirapuera em um evento familiar deste porte é uma oportunidade única. “A NET não poderia deixar de apoiar esta grande iniciativa na cidade de São Paulo”.
Os festejos começaram às 16hs do sábado (21/08), com uma oficina de adereços feitos de materiais reciclados. Promotores ajudaram o público a confeccionar óculos, pulseiras e outros acessórios para serem utilizados durante a festa. Em seguida, houve a apresentação do grupo de sapateado Christiane Matallo. Logo em seguida, o Funk como Le Gusta subiu ao palco da arena de eventos para animar o público. Ao fim do baile, os DJs Igor Cunha e Cella Toledo fecharam a noite ao som de diversos ritmos, agradando a pluralidade de paulistanos que comparecerem ao evento.
A programação de sábado ainda contou com oficinas e outras atividades culturais durante todo o dia. A equipe do SOS Mata Atlântica realizou o Teatro de Fantoches sobre a Mata Atlântica e o Meio Ambiente, além de jogos que abordaram questões voltadas à reciclagem e sustentabilidade. O artista Rodrigo Bueno e o Educativo MAM promoveram uma ação coletiva com música, dança, arte e poesia em meio à natureza.
A festa reuniu músicos que tocaram ao ar livre e convidaram o público do parque para integrarem o “Bate-folha”. Ao longo de todo sábado, ainda foram realizadas visitas educativas ao Museu de Arte Moderna (MAM) com as exposições “Ecológica” e “Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia”, e também ao Museu Afro, que teve apresentações do Grupo de Maracatu Bloco de Pedra e do coro Congolês, para dar início às exposições “A História do Parque – IV Centenário” e “A Guernica Esteve Aqui”.
A realização do evento foi da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, SPTuris e Biruta Mídias Mirabolantes com apoio da NET e colaboração da Secretaria de Cultura, Yoga Pela Paz, Exército Brasileiro do Comando Militar, Grupo de Sapateado Christiane Matallo, SOS Mata Atlântica, FMU, EGG Produções, MAM, Escola do Auditório Ibirapuera, Umapaz, Pavilhão Japonês, Museu Afro e Guarda Civil Metropolitana.
Fotos: Pedro Hassan.