Economia aquecida significa aumento de feiras, exposições, seminários e eventos por todo o País. Em São Paulo, os centros de convenção estão com capacidade máxima, o que obriga as empresas a investir em ampliações. Com uma ocupação de 70% durante o ano, o Transamérica Expo prevê recursos de R$ 30 milhões para ter mais dez mil metros quadrados em sua área de eventos, hoje com 33 mil metros quadrados.
A empresa está terminando o orçamento e vai abrir licitação em breve. O plano é que o novo espaço entre em operação em 2012. De acordo com Alexandre Marcílio, diretor de vendas e marketing do Transamérica Expo, o centro de convenções da empresa está quase no limite da capacidade, porque os clientes estão aumentando o tamanho de seus eventos.
“Trabalhamos com feiras e congressos que duram entre dois e três dias. Com o tempo de montagem, temos mais três a quatro dias de ocupação. E neste período não locamos o espaço para outros clientes”, diz. Por isso, os planos da empresa incluem a construção de um segundo pavimento sobre o pavilhão de exposições, que deve ser construído após 2013.
Marcílio afirma que a receita do Transamérica Expo subiu 15% neste semestre, em relação ao mesmo período de 2009. O centro de exposição trabalha com 60% de seu calendário contratado para os próximos anos. Os outros 40% ficam reservados para eventos itinerantes e bianuais. Para a realização de um evento de grande porte é preciso reservar com 18 meses de antecedência.
Com a perspectiva de melhora contínua da economia, a procura por centros de exposição deve continuar alta nos próximos meses. Marcílio acredita que os maiores centros da capital paulista – Anhembi e Expo Center Norte – terão condições de assegurar a demanda. “Não acredito que precisaremos de novos espaços.”
Expansão do Anhembi
A tão prometida ampliação de mais 100 mil metros quadrados no Anhembi Parque, o centro de exposições administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris), autarquia municipal, ainda não tem data para começar. O local vem recebendo investimentos para adaptar-se à crescente procura.
Com uma ocupação média de 80%, o Parque Anhembi – que engloba o Pavilhão de Exposições, o Palácio das Convenções e o Sambódromo -, está passando por uma pequena ampliação: a construção de mais cinco mil metros quadrados do Pavilhão Oeste, que será finalizada neste ano.
Há planos para mais três mil metros quadrados do Palácio de Convenções, ainda sem data para começar. De acordo com Milton Longobardi, diretor de vendas e marketing da SPTuris, a ampliação da área está em linha com os planos futuros para o setor de eventos de São Paulo.
“Um dos objetivos da prefeitura é ter pelo menos um grande evento internacional sendo realizado em São Paulo todo mês”, afirma.
“Isso explica a movimentação dos grandes centros como o Expo Center Norte, que acaba de passar por uma ampliação e também o Centro de Exposições Imigrantes, que estuda uma ampliação”.
Por enquanto, Anhembi vem dando conta da procura, mas o espaço está ficando apertado. “O pavilhão tem ocupação anual de 90% e estamos trabalhando com agendamento de novos eventos apenas para 2015 e negociação de feiras para 2020”, diz Longobardi.
A Copa do Mundo de Futebol de 2014 não trará problemas, diz Longobardi. O Anhembi vem recebendo propostas de empresas interessadas em locar o Sambódromo para a transmissão dos jogos.
Duas grandes feiras que são realizadas em junho: Fispal Tecnologia e Salão do Turismo, além de dois eventos de julho – Francal e Formóbile – mantêm as datas reservadas para o mesmo período do Mundial.
Fonte: Regiane de Oliveira ([email protected])